Zilah Machado canta e conta

Acompanhada da cantora Sil, do violonista Silfarnei e do percussionista Marquinhos.

No repertório, músicas do CD Passageira e composições inéditas que estarão no novo disco, Flamboyant, a ser gravado com recursos do Fumproarte.

O show de Zilah Machado assinala os dois anos ininterruptos de shows quinzenais do projeto Ecarta Musical e reafirma a proposta: valorizar a música e os artistas locais e democratizar o acesso da população a esse bem cultural.

artista

Afilhada de Lupicinio Rodrigues, Zilah Machado, 78 anos, tem três discos gravados e mais de 200 composições próprias. Estudou música clássica por 11 anos com o maestro Roberto Eggers. Mas a carreira de soprano ligeiro esbarrou no preconceito: não se admitiam músicos negros nas orquestras e ela voltou para a seresta e o samba. No início dos anos 60, seguiu para a Argentina com a orquestra do maestro Délcio Vieira. A turnê durou três meses. Na volta, substituiu Elis Regina no programa de Maurício Sobrinho, na Gaúcha. Estourou no rádio e na noite da capital gaúcha cantando Lupi, Tom Jobim, Vinícius de Moraes no Clube dos Cozinheiros, casa de shows de Lupi e Rubens Santos, no Chão de Estrelas, no Varanda. No Rio de Janeiro, cantou com Emílio Santiago, Vando, Ivone Lara, Sargentelli e teve participações na TV Rio. Gravou três discos, Já se dança samba como antigamente (1980); Lupiciniana (1988) e, em 2000, Passageira da nave dos sonhos, com 13 composições de sua autoria. O próximo trabalho, Flamboyant, terá composições de Zilah com arranjos e direção artística de Gelson Oliveira.

data e horário
18 de agosto

ingresso
Entrada franca

local
Sede da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Farroupilha)