Vanessa Longoni & Terratrônix com o show Realidade Paralela

Realidade Paralela reuniu quatro artistas consagrados e atuantes no estado: a cantora e compositora Vanessa Longoni, vencedora de inúmeros prêmios; o violonista Ângelo Primon, produtor e multiinstrumentista; o baterista Luke Faro, vencedor de concursos nacionais; e o guitarrista Marcelo Corsetti, cuja trabalho arrebatou vários prêmios musicais. No repertório de Realidade Paralela, canções como A ilusão da Casa (Vitor Ramil), Tchori Tchori (Índios Jaboti/ Rôndonia), Problema (Ketama), Guitarra Y Voz (Jorge Drexler), Lenda Praieira (Mário Gil e Paulo César Pinheiro), O Vento (Dorival Caymmi), Arrastão (Edu Lobo), Atirador (Lula Queiroga), All Because off You (U2).

artistas

Cantora com formação erudita e popular, cantou em vários grupos vocais, coros de óperas, espetáculos teatrais, como Antígona, de Luciano Alabarse, e participou de CDs de músicos de Porto Alegre, como Adriana Deffenti, Marcelo Delacroix, Angelo Primon, Sergio Napp, Leandro Maia, Richard Serraria e Orestes Dornelles. Também participou da banda Maria Vai Com as Outras, antigo De Quina pra Lua, ganhador de vários prêmios. Seu primeiro trabalho solo, A Mulher de Oslo, lhe rendeu o Prêmio Açorianos de Música, na categoria melhor espetáculo do ano/2006. Foi considerada cantora revelação 2006 pelo jornal Zero Hora. Em 2008 lançou seu primeiro cd solo Vanessa Longoni – A Mulher de Oslo, com boa repercussão de crítica e público.

www.myspace.com/vanessalongoni
www.youtube.com/vanessalongoni
www.vanessalongoni.com.br

Nascido em 1968, em Porto Alegre RS, é guitarrista, violonista e compositor. Por sua versatilidade e personalidade musicais, foi convidado para trabalhar em diversos festivais gaúchos, em gravações e em shows de artistas das mais diversas tendências. Recebeu indicações ao Troféu Açorianos na categoria de melhor instrumentista de MPB nos anos 2000, 2003, 2004 e 2007. Entre maio e setembro de 2003 grava, mixa e masteriza Mosaico, seu primeiro CD autoral, com show de lançamento realizado no Teatro Renascença em maio de 2004. Em novembro, recebe o Troféu Clave do Sul, prêmio criado pelo IEM (Instituto Estadual de Música) e SEC (Secretaria Estadual da Cultura do RS) na categoria de Melhor CD de música instrumental do ano. Em 2008, Ângelo Primon foi citado nos verbetes do livro Violeiros do Brasil, de Myriam Taubkin, e na Enciclopédia virtual Músicos do Brasil, da jornalista e pesquisadora Luiza Kfoury. Atualmente acompanha a cantora Vanessa Longoni e o cantor e compositor Richard Serraria. Atua juntamente com o guitarrista e compositor Marcelo Corsetti e o baterista Luke Faro no grupo Terratrônix onde há a fusão de instrumentos de alta tecnologia com instrumentos de raíz acústica. Desenvolve projeto na área de produção de material didático, além de pesquisa sobre as sonoridade da viola de dez cordas, viola de cocho e sitar indiano, bem como, suas utilizações e difusão no atual cenário musical da música gaúcha.

Também assinou arranjos e direção musical para:

Dança
Grupo Errantes Oficina de Arte – 1992.
Quadrilogia, de Janaína Condessa – 2005

Teatro
O caminho das coisas, de Nelson Diniz e direção de Sílvia Pohl – 1992.
Ela sou eu, As ligações que você fez pra mim e Maria Betânia Ré-Mix, do ator e diretor Antônio Carlos Falcão, no período de 1994 a 1998.
Antígona, de Luciano Alabarse, em 2004, com trilha composta por Arthur de Faria.

Cinema
Trilhas com Kiko Ferraz para O Poço – 2002, direção de Tarcísio Puiatti.
Como instrumentista em O Cárcere e a Rua, trilha de Nico Nicolaiewsky, em 2004, direção de Liliana Sulzbach.
Querer mudo, de Renata Heinz – 2005.

Trilha do curta É pra presente?, de Camila Gonzatto – 2006
www.angeloprimon.com
http://angeloprimon.blogspot.com
http://musicosdobrasil.com.br/angelo-primon

Nasceu em 1974, em Santos, São Paulo. Em 1991, passou a morar em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Em 1996, Luke iniciou os estudos com o renomado baterista Kiko Freitas, em Porto Alegre, e seguiu as aulas com ele até 2001. Em 1997 venceu o II Batuka (concurso nacional, organizado pela baterista Vera Figueiredo), na categoria Musicalidade, em São Paulo. Dois anos depois, recebeu o prêmio de Melhor Instrumentista do VI CIRIO (Canto Inter-Universitário Riograndense). Nesse ano, 1999, mudou-se para Porto Alegre. A partir de então, a carreira de Luke Faro tem a marca de grandes parcerias. Uma delas é com o guitarrista gaúcho Marcelo Corsetti, com quem gravou os três discos da banda instrumental XQuinas. Luke também integra a banda de soul music Hard Working Band. Ele participou da gravação do segundo e do terceiro album do grupo. E a veia instrumental do trabalho do baterista está ainda na Caixa Preta, banda que integra desde 2005 e que alterna jazz, funk e temas brasileiros nas composições. A parceria com cantoras é outro aspecto importante da carreira de Luke Faro. Atualmente ele acompanha Andréa Cavalheiro (vocalista da Hard Working Band). Patrocinado desde 2005 pela C. Ibañez, maior fábrica de baquetas do Brasil, hoje Luke Faro leciona no Instituto de Bateria Bateras Beat em Porto Alegre. Em 2008 foi indicado ao prêmio Açorianos como melhor instrumentista e melhor disco com XQuinas, na categoria instrumental. Formou-se em 2008 no curso de Licenciatura em Música no IPA em Porto Alegre. www.myspace.com/lukefaro.

Trabalhos

– Faixa no CD Batuka I e II (1998)
– XQuinas, XQuinas (2000)
– Todas as salas do mundo, Hard Working Band (2001)
– Trabalhando Duro, Hard Working Band (2002)
– Disco e DVD BlackBagualNegoVéio, de Bebeto Alves (2003)
– Deffanifing pop jazz y otras coisas – ao vivo na Livraria Cultura, XQuinas (2004)
– Peças de Pessoas, Adriana Deffenti (2005)
– Adriana Deffenti, Adriana Deffenti (2006)
– XQuinas Vomo (2007)
– Primeiro disco da Caixa Preta, ainda não lançado
– Xquinas DVD 2008 lançamento em outubro 2008
– Marcelo Ribeiro (saxofonista) disco solo – Ao teu Lado – lançado em agosto de 2008

Músico instrumentista, produtor, arranjador e diretor musical. Natural de Santa Rosa, reside em Porto Alegre desde os 16 anos de idade. Em 1990, participou do grupo de Luis Carlos Borges, músico nativista de atuação nacional e internacional. Em 1991, Corsetti dá uma guinada em sua carreira e inicia seu próprio trabalho, formando o Marcelo Corsetti Quarteto. Os shows do grupo iniciam na reabertura do projeto Rodas de Som. As gravações do primeiro disco do grupo são iniciadas em janeiro de 1992. No ano seguinte, recebe oTroféu Açorianos, como Revelação do Ano, e Menção Honrosa pela criação e participação no Projeto Guitarra Instrumental. Em 1994 gravou o segundo disco, saudado pela crítica como um dos melhores trabalhos de música instrumental dos últimos anos. Em 1995, Corsetti passou a trabalhar com o trio formado por Kiko Freitas na bateria e Renato Mujeiko no contrabaixo, fazendo uma série de shows em Porto Alegre e interior do estado. Em 96, dedica-se totalmente a elaboração e produção do novo trabalho que é registrado ao vivo em dezembro no Teatro Renascença em Porto Alegre. Em 99 passa a trabalhar como arranjador e diretor musical do show Quem te Ensinou a Dançar, da cantora Adriana Deffenti. Em 2000, Corsetti retoma sua trajetória na linha instrumental, formando um novo quarteto e buscando uma sonoridade desafiadora. É lançado o álbum XQuinas. Em 2002, o grupo é um dos destaques do Cascavel Jazz Festival, ao lado de artistas como Yamandú Costa e Hermeto Paschoal. Paralelamente ao XQuinas, Corsetti atua também como produtor e músico acompanhante. Produziu o disco Peças de Pessoas, de Adriana Deffenti, e Blackbagualnegovéio, do cantor Bebeto Alves. Os trabalhos do XQuinas e Adriana Deffenti rendem dois troféus Açorianos ao guitarrista em 2003. Em setembro de 2004 faz show com a cantora Monica Tomasi em Buenos Aires e também no Projeto Pixinguina, com sete apresentações na região norte do Brasil. Em 2005 são produzidos por Corsetti o novo CD de Adriana Deffenti e o DVD Blackbagualnegovéio de Bebeto Alves, ambos com crítica extremamente elogiosa e destacando sempre o trabalho do produtor e guitarrista. Além desses trabalhos atua numa série de shows com o Duodeno (Arthur de Faria e Fernando Pezão, do Papas da Língua). Em 2007, iniciam as gravações do novo trabalho de Marcelo. XQuinas Vomo é lançado e recebido pela critica com grande satisfação. Neste ano ele também participa de uma série de shows com a cantora Adriana Deffenti, em Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro e interior do Rio Grande do Sul. Ainda em 2007, Corsetti é convidado a produzir, junto com Ângelo Primon, o novo trabalho do compositor Richard Serraria. www.myspace.com/marcelocorsetti.

Discografia
1. Marcelo Corsetti – 1992
2. DDD – 1994
3. Três (ao vivo) – 1997
4. Xquinas – 2001
5. Xquinas (ao vivo) – Defaniffing Pop Jazz y Otras Coisas – 2004
6. Xquinas Vomo – 2007

data e horário
14 de março

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)