Valéria Barcellos apresenta Resistir, reexistir

A apresentação costura música e textos do seu livro Transradioativa. O show nasceu após a cantora passar por um tratamento de câncer entre 2019 e 2020 e o surgimento da pandemia da Covid-19, suscitando um conjunto de questionamentos sobre o resistir. No dia de sua última sessão de quimioterapia foi anunciada a necessidade do isolamento social, situação em que a motivou a agregar a sua questão a palavra reexistir no sentido de ressignificar a existência.

Valéria Bracellos revela que o título do trabalho tem o objetivo de gerar ainda mais questionamentos, vontade de pensar e desejar respostas. Surge da vontade de conexão dos artistas com a plateia para a troca sinérgica num período em que esse processo foi freado pelas adversidades de uma calamidade sanitária.

No repertório, Memórias (Juliano Barreto), Controversa (Adriana Deffenti), Negra (Luís Barcelos/Iara Ferreira, Quadrado preto (Valéria Barcellos), Não recomendado (Caio Prado), Como nossos pais (Belchior), Teatrinho (Cláudio Lins), Meu Deus, meu deus, está extinta a escravidão! (Cláudio Russo /Anibal/Jurandir/Moacyr Luz/Zezé), Canto das Três Raças (Mauro Duarte/música e Paulo César Pinheiro/letra), Meio Termo (Lourenço Baeta/Cacaso), Geni e o Zeppelin (Chico Buarque), Todxs Putxs (Ekena).

a artista

É integrante do Conselho Curador do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS). Em Janeiro de 2020 foi convidada para curadoria da intervenção cultural “Entre sem (nos) Bater! – visibilidade Trans no MAC/RS”, evento que também contou com sua exposição fotográfica intitulada “Com que roupa eu NÃO devo ir?”.

Como cantora já viajou o Brasil e o mundo com suas apresentações que são recheadas de bom humor, raciocínio rápido e uma impressionante potência vocal e performance. Ela é a vontade humana de dar vez e voz às mulheres pretas e trans.

Dividiu o palco com músicos como ZAZ, Katy Perry, Maria Gadu, Toni Garrido, Cláudio Lins, Silvero Pereira, Lanh Lanh, Johnny Hooker,  Simone Mazzer, Ava Rocha, Ekena, Tássia Reis, Verônica Valentino, Almério, Rita Benneditto, Linn da Quebrada, Não  Recomendados, Ícaro

Silva, Coletivo El Camiño, Mylena Jardim, Lucio Mauro Filho, Matheus VK, Batida Nacional, João Fênix, Zéu Britto, Patricia Mellody, Laila Garin, Filipe Catto, André Dias, Mulheres de Buço, Taís Alvarenga,

Beatles num céu de diamantes, Tom Karabachian, Elisa Lucinda, Serginho Moah, Antônio Vileroy, Maestro Jaime Alen, Nei Lisboa entre outros.

data e horário
9 de outubro de 2021, 18h

local
Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – com transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

entrada franca
Será permitido a entrada de no máximo 20 pessoas no show presencial, que será por ordem de chegada. É obrigado o uso de máscara adequada contra a covid-19.