Trio Quintina apresenta ritmos brasileiros

Acadêmico do curso de bacharelado em Violão pela Ufrgs, sob a orientação do prof. Dr. Daniel Wolff. Iniciou seus estudos de violão clássico na UPF, onde estudou com o prof. Dr. Gérson Werlang e com o prof. Me. Thomas Pires. Programa: Fandango e Zapateado, das Tres Piezas Españolas, de Joaquín Rodrigo (1901-1999) e Les Jambes, da Suíte Contatos, de Paulo Bellinati (1950).

Os paranaenses Fabiano Silveira (violão), Gabriel Schwartz (sopros) e Gustavo Schwartz (cavaquinho e percussão) do Trio Quintana apresentam repertório baseado nos vários ritmos brasileiros como o samba, baião, xote, choro, afoxé, frevo, entre outros, sempre aliados às suas influências contemporâneas da música mundial. Dentro da MPB, o trio interpreta grandes clássicos assim como composições próprias registradas nos seus cinco CDs independentes ao longo da carreira.

artista

 Surgiu em 1997, mas a sua estreia nos palcos se deu no ano seguinte no bar curitibano Empório São Francisco. Em 1999 o Trio lança o seu primeiro CD intitulado A Caixinha Mágica, contendo somente composições próprias. Em 2001, o Trio lança seu segundo CD, álbum duplo gravado ao vivo somente com releituras dos grandes compositores brasileiros. Recebeu o prêmio Saul Trumpete – Melhores da Música Paranaense, no ano de 2002, na categoria melhor CD de MPB. O CD se chama Ao vivo Puro, pois não teve nenhum tipo de maquiagem ou ajuste posterior no processo de gravação. O seu terceiro CD, gravado através da lei municipal de incentivo à cultura, Balaio da Menina traz 15 novas canções compostas e arranjadas pelo Trio. Foi lançado em abril de 2002. Foi eleito, novamente pelo prêmio Saul Trumpete – Melhores da Música Paranaense, como o melhor grupo de MPB do ano de 2002. Em 2004, o Trio lança Pára-dias de chuva, seu quarto CD independente contendo 14 novas composições. Em abril de 2008 o trio comemora seus 10 anos de existência com o lançamento de um DVD comemorativo no Teatro da Caixa Cultural em Curitiba. No ano seguinte, lança seu quinto CD independente Quintina Orquestra Trio. Em outubro de 2010 o trio estreia seu novo espetáculo Cyrk no teatro Paiol em Curitiba e, em agosto de 2011, o grupo faz nova temporada para laçar o DVD do show gravado ao vivo. Em 2013, o Trio Quintina completa 15 anos de carreira e comemora lançando uma coletânea em formato de Box triplo com 2 CDs + 1 DVD intitulado Trio Quintina – 3 Ciclos.

data e horário
25 de julho,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)