Sarau Marginal: poesia e Jazz
Grupo formado por músicos da cena musical de Porto Alegre com predomínio instrumental, incluindo no repertório músicas cantadas, autorais e trilhas de filmes dos anos 60 e 70 sempre unindo a performance musical com a poesia. Com características lado B, atua em movimento agregador contando com a participação de artistas que transitam pelo underground.
o show
O Sarau Marginal surgiu em 2024 para o lançamento do livro de Poesias “Na Ponta da Lança tem um Coração”, de Adriana Galli Velho. A banda Marginal Jazz se uniu à poeta para formar o projeto que apresenta poemas do livro ao som do jazz, contemplando o estilo beatnik. A partir de então, tem se apresentado em vários lugares como Bar Odeon, Barbáros Cervejas Especiais, Bar do Alexandre, entre outros.
a banda
Adriana Galli Velho, escritora e poeta
Mestre e Doutora em Design, área de concentração Design estratégico. Ministra disciplinas como Inovação, Empreendedorismo, design Thinking e Storytelling. Com o Storytelling ensina técnicas de narrativa criativa. È professora nos programas de extensão e pós graduação na ESPM e UNIFTEC.
Atua como consultora do SEBRAE nas áreas de Inovação, Empreendedorismo e Educação Empreendedora. Nesta última, aplica oficinas aos estudantes da rede pública do RS.
Escreveu vários livros didáticos na área em que atua. E recentemente publicou o livro de poesias Na Ponta da Lança tem um Coração. Com este livro já participou da Feira do livro Reconstrói Rs do Instituto Ling, entrevista na FM Cultura, conversa de botequim, e promove Saraus com a banda Marginal Jazz. Já se apresentou no Bar Odeon, Taylor’s Pub, Bárbaros Cervejas Especiais e tem datas nos próximos meses para o teatro Fuga e Bar do Alexandre.
Adelamir Neto, contrabaixo acústico e elétrico
Músico porto-alegrense, começou sua carreira artística no início dos anos 90, com o maestro Tercílio Poffo, acompanhando corais estudantis em apresentações na capital e interior do Rio Grande do Sul. Paralelamente, começava em 1994 a Cinema Show, banda que seria uma das referências gaúchas no cenário mundial do Rock Progressivo com o lançamento, pela gravadora PRW, do disco “Dança dos Ventos” em 1995. Comemorado, com o especial para televisão “Festival 30 Anos de Rock Progressivo”, no auditório Araújo Vianna, na sua primeira edição em 1997.
Integrante do Sexteto BLAZZ, grupo de música instrumental que, ao longo de dez anos, conquistou notoriedade entre crítica e público, apresentando-se no RS e SC em diversos projetos como o “Arte nos Trilhos” em parceria com a TRENSURB S.A.; “Parceiros do Trabalho” com a DRT/RS; Feira do Livro de Porto Alegre; Indicação ao Prêmio Açorianos em 2003 com o lançamento do disco independente “Gemius”. Aparições na MTV com o vídeo “Semba”, primeiro clipe de música instrumental do sul do país, música do compositor gaúcho Toneco da Costa.
Com espetáculos no Salão de Atos da UFRGS, Teatro Bruno Kiefer, Sala Álvaro Moreira, Foyer do Teatro São Pedro, Teatro de Arena, Teatro Moacyr Scliar, SESC, participou com o Sexteto BLAZZ, da abertura do “Baile Municipal de Porto Alegre” e tantos outros palcos do sul do país, tem seu trabalho registrado em diversos programas para a televisão e rádio FM Cultura como “Sessão Jazz”, “Palcos da Vida”, “Roda Som” e no especial “Concerto Pela Paz” com a participação de diversos músicos convidados, onde foram homenageados talentos como Argus Montenegro, Paulo Dorfman e Toneco da Costa.
Artista eclético, atua como sideman no cenário gaúcho onde participou de diversos trabalhos com os músicos: Otávio Santos Neto, Zé Montenegro, Mariana Brandão, Grizo Farina, Simone Schuster, Clóvis Ibañez, Ernesto Lobo, Adão Pinheiro, Walter Resende, De Santana, Contrast Combo no Projeto Multipalco do Theatro São Pedro, Ivone Pacheco, The Jazz, Black Label Band, Família Country, Nice Trio, On The Rock’s, Ansatah, Lelé Moreno, Gelson Oliveira, Texo Cabral, Edilson Ávila, Cesar Audi, Cláudio Calcanhotto, Rendezvous, Puppa Santana, Brothers Orquestra, Paulo Dorfman, Sil, Glória do Canto, Silvia Abelim, Renata Adegas, Danny Calixto, Quinteto Paraphernália, Márcio Massa, Gabriel Lopes, Jefferson Marx, Flávio Trino, Izmália, Piratas do Porto, La Cumbre, Jazz da Hora, Gabriel Lopes, Pop Top, ASAVÉU, Marginal Jazz, o espetáculo teatral “Tap’s Voice” entre outros.Músico convidado para a tour ”Claro Mundo Rock” edições 2004 e 2005, o maior evento itinerante do país, promovido pela rede Atlântida FM, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No ano de 2004, em viagem à Europa, participou do “Festival Dei Fuochi” em San Lucido, Itália, tocando com importantes músicos locais, o baterista Tarcísio Molinaro e o saxofonista Marco Mazzuca, no encerramento do verão europeu. Ainda em 2005, participou da primeira turma do curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário IPA em Porto Alegre, RS.
No ano de 2008, tocou no “1º Jazz às Pampas”, primeiro festival de jazz da cidade de Porto Alegre, com Sexteto BLAZZ e o guitarrista Solon Fishbone.
Desde então segue participando de importantes eventos culturais da cidade como o concerto de encerramento do “6º Festival de Inverno de Porto Alegre” com a Banda Municipal e o grupo argentino Cuatro Vientos em 2011, ano em que também fez parte do “Bloco Galo do Porto” em seus primeiros carnavais com Trio Elétrico pelas ruas da Cidade Baixa.
Já em 2012 integrou, com o grupo La Cumbre, uma formação voltada ao repertório que contribui no resgate folclórico da cultura dos povos latino-americanos.
Sempre atuante na cena instrumental, esteve recentemente na programação de bares do “POA Jazz Festival”, no casting de festivais como o “Canoas Jazz”, “1º Gramado Jazz & Blues”, “5º Festival BB de Blues & Jazz”, “Noite dos Museus”.
Durante o período de isolamento social, a Cinema Show lançou nas plataformas de streaming o álbum remasterizado “The Sentimental Film”, obra autoral gravada em 2013. Também atua no coletivo autoral ASAVÉU, produzindo conteúdo para internet.
Atualmente, além dos projetos musicais em que participa, dedica- se à educação musical, sendo graduado em Música pelo Claretiano Centro Universitário, em Porto Alegre.
Discografia:
Cinema Show –Dança dos Ventos – PRW 1995
Sexteto Blazz – Gemius – Indep. 2002
Sexteto Blazz – Arte nos Trilhos – Coletanea APCERGS 2003
La Cumbre – Identidad – La Cumbre Music 2003
La Cumbre – Todo Cambia – La Cumbre Music 2005
Sexteto Blazz – Quilombo – Indep. 2005
La Cumbre – Contrastes – La Cumbre Music 2013
Cinema Show – The Sentimental Film – Indep. 2021
Leandro Hessel, teclados e sintetizadores
Iniciou seus estudos de piano aos 11 anos. Estudou órgão e piano clássico. Toca em banda desde 1987. Tocou em diversas bandas e participou de diversos projetos de diferentes estilos musicais. Destaque para as bandas Ecos do Silêncio, Cacosfônicos, Barba Ruiva e os Corsários, Black Master, Sexteto Blazz e Jazzgig.
Possui forte influência de Jazz, Bossa Nova, Disco Music, Rock Progressivo, e Rockabilly. Dentre as principais influências pianísticas é possível citar: Cesar Camargo Mariano. Herbie Hancock, Rique Pantoja, Jerry Lee Lewis, Chick Corea e Lyle Mays. Atualmente participa das bandas/projetos Jazzgig, MarginalJazz, Jazz da Hora, Marcelo Ribeiro e DiLight.
Luciano Bolobang, bateria
Baterista e compositor, formado pela Escola de música da OSPA, licenciado em Música pelo IPA. Com experiência na área de percussão sinfônica, atua no cenário musical gaúcho desde 1990 principalmente como baterista em grupos de Jazz, Rock e MPB.
Em sua trajetória acompanhou diversos artistas como músico de palco e estúdio, vindo a agregar a sua marca e linguagem percussiva aos artistas Júpiter Apple, Sexteto Blazz, Cinema Show, Les Responsables, Os Latinoamericanos, Clube da Esquina Tributo RS, Cristiano Varisco, Gabriel Guedes, OSPA, Orquestra da PUC, ASAVÉU, Marginal Jazz, entre muitos outros.
Na atuação como professor, lecionou em diversas escolas de música de Porto Alegre, entre elas Estação Musical, Cordas e Cordas, Conservatório de Música do Colégio Glória, Prediger, ATAQUE – Escola de Bateras, além de oficinas de musicalização em diversas escolas da rede pública.
Poesias do livro da autora Adriana Galli Velho e as músicas:
Marginal Jazz (L. Bolobang/Gaspar Caon)
L’ete Indien (Joe Dassin)
Feel Like Makin’ Love (Eugene McDaniels)
Last Tango in Paris (Gato Barbieri)
Last Summer in Rio (José Roberto Bertrami)
Maiden Voyage (Herbie Hancock)
500 Miles High (Chick Corea)
So What (Miles Davis)
data
21 de setembro de 2024, 18h
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube
entrada franca