Ricardo Cordeiro de volta ao mar

“De volta ao mar” é o título do espetáculo do cantor, compositor e violonista rio-grandino Ricardo Cordeiro. O músico faz uma imersão nas suas raízes e traz canções criadas por artistas negras e negros de sua cidade, além de suas próprias composições numa atmosfera envolta na magia do mar, suas vivências, lembranças e encantamento.
O músico vem de forma solo executar essa seleção sonora criada na pandemia, traduzindo com seu carisma a qualidade da gente de sua terra. Com forte expressão vocal, Cordeiro traz nos ritmos de seu repertório o tempero gaúcho em sambas com sotaque próprio, ijexás (afro-brasileiro), blues e inflexões jazzísticas, com influências vocais de Gelson Oliveira e Djavan.
Esse trabalho foi primeiramente desenvolvido através da lei Aldir Blanc com a perspectiva de valorização dos compositores locais que, muitas vezes, têm dificuldade de se reconhecerem criadores e executantes de suas obras, não percebidas como atividade cultural ou como uma opção profissional.

trajetória
Cordeiro iniciou sua carreira aos 14 anos, cantando nas igrejas em Rio Grande, região Sul do estado. Estudou composição, arranjo, violão e canto, tendo entre suas mestras as cantoras Lúcia Passos e Cida Moreira.
Além de músico, é professor de violão, produtor e diretor cultural. Em sua trajetória musical de 25 anos, participou de diversos festivais e apresentou-se em teatros como no Salão de Atos da Ufrgs, da PUC, Sala Bruno Kiefer, Sesc e Coliseu de Camaquã, além de inúmeros shows em bares e casas de show.
Em 2018 lançou o álbum Mares do Sul, pelo qual recebeu a indicação no prêmio Açorianos de melhor cantor. Produziu e dirigiu o álbum Lua de Outubro, de Luana Fernandes, com prêmio Açorianos de melhor cantora e quatro indicações na categoria em 2021. Atualmente, multiplica sua atuação em shows, participação em festivais e professor de violão em escolas de Camaquã e Porto Alegre.

repertório
Guardiã – Thaís Lemos
Afoxé – Gilberto Oliveira
Acontecimento – Ricardo Cordeiro
Fúria – Paola Kirst/Mihay
Lembranças – Gilmara Colares
Navegantes – Fio/Gilberto Oliveira
Circo da Vila – Veloir
Olívia – Paola Kirst/Cleiton Oliveira
Doce Emoção – Ricardo Cordeiro
Planície dos Ventos – Ricardo Cordeiro/Margareth Copertino

data e horário
9 de abril de 2022, 18 horas

local
Presencial para 30 pessoas com passaporte vacinal (Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943). Entrega de senhas a partir das 17 horas. Transmissão pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.

entrada franca

apoio
Sinpro-RS