Recital Folclore Lírico

Com alta receptividade do público pela auto-identificação com o folclore, já foi apreciado por destacadas séries de música de câmara como Musical Évora (Theatro São Pedro de Porto Alegre), Série Desconcerto (Bar Parangolé – Porto Alegre), Música na Biblioteca (Bibiblioteca Pública do RS), Cultura Artística (Cutura Artística de Passo Fundo), Música no Castelo (Castelo Montsalvat de São Francisco de Paula) e Recitais Extra (Casa da Música de Porto Alegre).

músicos

Iniciou seus estudos de canto em 2006. Em 2007 ingressou no bacharelado em canto na Ufsm. Tem participado de masterclass com os professores Carlos Rodriguez, Luisa Giannini, Juremir Vieira, Maria Cristina Kiehr, Marilia Vargas, Homero Velho, Eiko Senda e Martha Herr. Foi professora de técnica vocal no Projeto de Extensão do Curso de Música da Ufsm e preparadora vocal do Coro de Câmara da mesma instituição. Atualmente, em Porto Alegre, ministra aulas de canto e dedica-se especialmente ao repertório barroco e à música de câmara, recebendo orientações da soprano Elisa Machado. Em seu repertório destacam-se: Cantatas BWV 4, 51, 106, 150, 196 e 209, Magnificat, Osteroratorium (Bach), Gloria (Vivaldi), O Messias (Händel), Exultate Jubilate, Vesperae Solemnes de Confessore, Missa Brevis in G, Missa da Coroação (Mozart), Missa Solene de Santa Cecilia (Gounod), Frauenliebe und Leben (Schumann), Quatre Chansons de Jeunesse (Debussy). Atuou como 2ª Bruxa na ópera Dido e Enéias (Purcell) e como 1ª Dama na ópera A Flauta Mágica (Mozart). Também solista em concertos do Projeto Vésperas e na série Cantabile canta pelo Rio Grande (Associação Cultural Cantabile), além de 10 recitais didáticos no projeto Cantando o Brasil (prêmio Funarte-2014).

Bacharel em violão clássico pela Ufrgs sob a orientação do professor Dr. Daniel Wolff, atua como músico e professor desde 2006 se apresentando em concertos solos e nas mais diversas formações de música de câmara. Realizou uma série de concertos didáticos intitulados O Violão Através dos Séculos para alunos de escolas públicas, participou do recital Eduardo Castañera e convidados juntamente com o violonista João Souza, participou no I RS Guitar Festival com duo de violões Lima-Estivalet e o quarteto POA Violão 4, este último viajando pelo noroeste da Argentina para o VII Andes y Sierras, Festival de Guitarra. Tem se apresentado nas principais espaços e séries de música de câmara em Porto Alegre Junto a coro, piano, acordeon e canto lírico. Desde 2013 vem se aperfeiçoando com músicos de renome internacional tais como Eduardo Fernandez (UY), Álvaro Pierri (AUS) e Eduardo Castañera (ARG/BR), entre outros. Participou de eventos relacionados à música e medicina, retórica musical, análise musical, jazz e improvisação, arte e estética, didática de contraponto e pesquisa acadêmica em performance instrumental com bolsa do CNPq/UFRGS. Desde 2010, Marcel leciona aulas de violão para público variado (infantil/adulto, amador/profissional) com ênfase na formação clássica pela Casa da Música de Porto Alegre, onde também atua na produção de concertos e masterclass com violonistas convidados. Marcel Estivalet

repertório

B. BRITTEN (1913-1976)
Folk Songs,
I will give my love an apple
Sailor – boy
Bonny at Morn

G. FAURÉ (1845-1924)
Rêve d’amour*
Le Papillon et la F leur*
Mai* 

F. TARREGA (1852 -1909)
Tango (violão solo)

M. DE FALLA (1876-1946)
Siete Canciones Populares Españolas
El pa ñ o moruno**
Asturiana**

J. RODRIGO (1901-1999)
Coplas del Pastor Enamorado

H. VILLA-LOBOS (1887-1959)
Preludio 1 (violão solo)
Aria (Cantilena) das Bachianas Brasileiras nº5

*transcrição /arranjo. : Marcel Estivalet **transcrição: Miguel Llobet

data e horário
19 de maio de 2018, 18h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)

entrada franca