Recital de Catarina Domenici e James Correa

Catarina Domenici (piano) e James Correa (violão) apresentarão obras dos séculos XX e XXI de compositores brasileiros e norte-americanos que transcendem as fronteiras tradicionais entre a música de concerto, o jazz e a música popular.

De Wiliam Bolcom serão apresentadas duas peças da suite The Garden of Edem que narra a história da expulsão de Adão e Eva do paraíso em forma de ragtime. A obra Hommage a Trois de Mark Olivieri presta sua homenagem a dois compositores eruditos consagrados e a James Brown utilizando uma linguagem que mescla influências de Bill Evans e Ginastera, além dos próprios homenageados. De Chick Corea, sera apresentado um arranjo de quarto das Children’s Songs de Chick Corea, obra composta sob influência dos Mikrokosmos de Béla Bártok. O recital ainda inclui a valsa Cristalina do compositor gaúcho Daniel Wolff, obras de Ernesto Nazareth e obras autorais dos instrumentistas.

artista

Recitalista, camerista, docente e pesquisadora. Graduada em Música pela Unesp, mestre e doutora em Piano Performance na Eastman School of Music na classe da renomada pianista Rebecca Penneys. Lá recebeu o Performer’s Certificate o Prêmio Lizie Teege Mason de melhor pianista. Além de reconhecida solista detentora de prêmios expressivos ao longo de sua carreira, gravou o CD Porto 60, premiado com dois troféus Açorianos. Também como camerista vem colhendo prêmios tais como o de melhor camerista no VII Prêmio Eldorado de Música, Troféu Açorianos e a da APCA de São Paulo. É Professora de Piano da Ufrgs desde 1993 e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música (2013-2015). Desenvolve pesquisa pioneira sobre interações compositor-performer na música contemporânea, a qual vem sendo apresentada em congressos na Europa, Ásia e América do Sul. Possui diversos trabalhos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Catarina é membro fundador e a primeira Presidente da Associação Brasileira de Performance Musical (Abrapem).

Compositor e violonista. Doutor em Música (PhD) pela State University of New York at Buffalo, mestre em composição e bacharel em violão pelo departamento de música da Ufgrs. Professor de composição, música eletroacústica e tecnologia musical; coordenador do Laboratório de Composição no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Suas obras têm sido interpretadas na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Europa e nos mais importantes eventos dedicados à música contemporânea no Brasil. Sua música vem sendo interpretada por grupos e solistas internacionais como Ensemble Orpheus, Ice, New York New Music Ensemble, Barton Workshop, North/South Consonance, American Brass Quintet, Grupo Piap, Orquestra do Teatro Sao Pedro, entre outros. Como performer, atua como solista e camerista dedicado ao repertório contemporâneo, a música experimental e a música brasileira.

data e horário
22 de outubro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)