Raul Ellwanger canta poesia


O músico apresenta o trabalho dedicado à criação de canções sobre poemas preexistentes. “O poema quando é poema não pede nenhum acessório, até mesmo repele qualquer parceria”, garante o músico. “Exagerando, seria como dar um “acabamento” num óleo da Tarsila do Amaral”.

Tudo começou em Buenos Aires, quando Ellwanger recebeu do próprio Ferreira Gullar alguns poemas para musicar. Alguns deles chegaram a ser gravados: “Cantiga para não morrer”, “Um rei encantado” e “Te procuro lá”. Da pena de Mario Quintana, estão já em disco o clássico “O mapa” e “Solau à moda antiga”, que é cheio da picardia típica do poeta.

No repertório, ainda tem “Farewell”, do chileno Pablo Neruda; “Rosa-Luna”, “Fuerza de la manzana” e “Canción II de San Gregorio”, do uruguaio Washington Benavidez; “Teimoso e vivo”, de Nei Duclos; “Viejo lobo marino”, de Atílio Macunaíma da Cunha; e “Cortejo”, de Carlos Nejar. E canções ainda inéditas, com textos de Nei Duclós, Antonio Machado e Toni Guerrero. .

artista

Natural de Porto Alegre, é compositor, letrista, arranjador e cantor. Tem dez discos gravados e canções registradas por importantes intérpretes, como Elis Regina, Beth Carvalho, Mercedes Sosa, Eraci Rocha, Muni, Renato Borghetti, Hector Numa Moraes e Leon Gieco. Seus discos, lançados no Brasil, Argentina e Estados Unidos, contém significativas parcerias com Paulinho Tapajós, Ferreira Gullar, Jerônimo Jardim, Vicente Barreto, Mário Quintana, além de versões de Pablo Milanês, Leon Gieco e Alfredo Zitarrosa. Sua toada “Pealo de Sangue” foi eleita em votação popular uma das dez mais importantes da música do Rio Grande do Sul.

Participou de importantes mostras e festivais no estado, Rio de Janeiro, Paraná, na Argentina, no Paraguai, Uruguai, em Cuba, na França, Holanda, e em Portugal. Em 2010, apresenta seu novo disco “Cabeça, Corpo, Coração”, com arranjos próprios e participação de Monica Tomasi, Cristóvão Bastos, Verônica Condomí, Jota Moraes, Bethy Krieger, Gabriel Rivano, Luizinho Santos, entre outros.

Mais em www.raulellwanger.com.br

data e horário
06 de novembro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)