Quinteto Persch no concerto Brasileiríssimo

João Batista Costa de Souza – Graduou-se em bacharelado em violão na Ufrgs e está cursando o mestrado em práticas interpretativas na mesma universidade, sob orientação do Prof. Dr. Daniel Wolff. Participou de importantes festivais de violão no Brasil, Argentina, Uruguai e Alemanha, onde realizou performances e recebeu aulas de concertistas como, Rafael Aguirre, Alvaro Pierri, Stanley Yates, Franz Halasz, Zoran Dukic, Costas Cotsiolis, entre outros.

Em 2009 conquistou o 1º lugar no concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara Fundarte (RS). Em 2010 foi selecionado no Seminário Internacional de Guitarra La Falda, na Argentina, para realizar concertos em Buenos Aires ao longo do mesmo ano. Em 2012 foi semifinalista no concurso Koblenz International Guitar Competition, Alemanha. Em 2013 conquistou 1º lugar no V Concurso Nacional de Violão da FITO (SP) e 1º lugar no XVII Concurso Nacional de Violão Musicalis (SP), além de ter sido semifinalista do programa Prelúdio, um concurso de música clássica televisionado pela TV Cultura.

Show de lançamento do CD Brasileiríssimo, do Quinteto Persch. Este é terceiro disco do grupo, formado pelos acordeonistas Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden. O trabalho inclui obras de cinco compositores nacionais: Toninho Ferraguti, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Villa-Lobos. O repertório foi cuidadosamente transcrito para quinteto, mantendo as texturas originais e enriquecendo o conteúdo expressivo de cada obra com as sutilezas e peculiaridades das sonoridades do acordeom.

Repertório
Ernani Aguiar (1950)
Quatro Momentos nº 3
I. Tempo de Maracatú
II. Tempo de Cabocolinhos
III. Canto
IV. Marcha

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Bachianas Brasileira nº 5
Aria (cantilena)

Toninho Ferragutti (1959)
Sanfoneon
Nem Sol Nem Lua

Radamés Gnattali (1906-1988)
Suíte Retratos
I. Pixinguinha (choro)
II. Ernesto Nazareth (valsa)
III. Anacleto de Medeiros (schottisch)
IV. Chiquinha Gonzaga (corta-jaca)

César Guerra-Peixe (1914-1993)

Mourão

artista

Em 2015, completa 16 anos de atividades ininterruptas. Iniciou suas atividades em 1999, em Porto Alegre, tendo como objetivo difundir o acordeon a partir da música de câmara, demonstrando a versatilidade do instrumento e oportunizando a sua exploração com repertório erudito. Em 2007, foi contemplado no projeto Petrobrás Cultural para gravação do primeiro CD, reunindo obras de Astor Piazzolla, Claudio Santoro, Antonio Vivaldi, Gioacchino Rossini e Wolfgang Amadeus Mozart. Em 2009, foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no gênero erudito, em três categorias: disco, intérprete e instrumentista, na qual foi premiado. Foi vencedor do Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010, para a realização de turnê na região nordeste. No mesmo ano, participou da 3ª Feira Música Brasil, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 2011, foi selecionando nos editais de ocupação dos teatros da Caixa Econômica Federal – Caixa Cultural Brasília e do BNDES. Em janeiro de 2012, participou como grupo convidado do II Festival Internacional SESC de Música de Pelotas. Lançou em 2012 o segundo CD, com músicas de Astor Piazzolla, Lèon Boëllmann, Antonio Vivaldi e Ivano Battiston. Recebeu também o “Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2012 e 2014”, para a realização de concertos em Escolas Públicas. E este ano lança o terceiro CD, Brasileiríssimo.

data e horário
13 de junho,18h

ingresso
Item de higiene pessoal ou de limpeza

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)