Projeto CComa apresenta Peregrino

Duo de jazz instrumental contemporâneo, formado pelo trompetista Roberto Scopel e pelo percussionista e produtor Swami Sagara (codinome de Luciano Balen), o projeto CComa une tambores à música produzida eletronicamente e o raro hang drum ao trompete para criar o Future Jazz. O projeto foi finalista do Prêmio da Música Brasileira em 2012 na categoria álbum eletrônico e foi selecionado para o Mostra Internacional de Música de Olinda, também em 2012.

O show Peregrino nasce do novo CD homônimo, que apresenta uma sonoridade bem brasileira, mas flerta também com ritmos latinos, africanos e árabes. Neste trabalho, o CComa usa como elementos básicos de sua música eletrorgânica, a percussão, o raro hang drum, o trompete, o berimbaixo (mix de berimbau e baixo), o theremin, e o claricano – clarinete feito com canos de PVC por Scopel. O resultado disso tem sido chamado de Future Jazz.

No show, o duo utiliza projeções de imagens sincronizadas com a música que funcionam como suporte para modus operandi eletrônico escolhido. Também fazem parte deste espetáculo, canções dos álbuns anteriores Incoming Jazz e Das CComa Projekt. O destaque vai para a versão eletrônica de O Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos, para a música Milonga para los Perros que conta com imagens de uma pequena comunidade do interior do RS, e para o Pife-Eletrônico Yracino y Cerenita. Entre as músicas, também são apresentados fragmentos do documentário Profissão: Músico (2011) em que músicos de diversas partes do mundo falam da música de seus países ou de suas cidades, funcionando como introdução às viagens musicais propostas no álbum Peregrino: cumbia, maracatu, milonga, jazz e música eletrônica.

artista

Iniciou suas atividades em 2005. É formado pelo produtor musical e percussionista Swami Sagara e pelo trompetista Roberto Scopel. Em 2009, lançou seu primeiro álbum, Das CComa Projekt; o segundo álbum foi lançado em 2010, Incoming Jazz, ganhando o Prêmio da Música Brasileira, na categoria álbum eletrônico. Em 2011, lançou o documentário Profissão: Músico (46 min), que participou de diversas mostras e festivais no Brasil e na América Latina. Seus direitos foram cedidos para o Canal Futura e TV Câmara. Em 2012, lançou o álbum Peregrino. Foi selecionado para o MCD Blindate São Paulo – Berlim em São Paulo (2009); o Festival Tribaltech em Curitiba (2009); o Festival de Inverno de Garanhuns (2011); o Festival Mimo em Olinda (2012); e para o Prêmio da Música Brasileira 2013. Em 2012, ficou em quarto colocado na lista 100 melhores álbuns do Brasil daquele ano, na revista Embrulhador, com o álbum Peregrino.

data e horário
09 de março,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)