O pianista Antônio Benito Crivellaro apresenta

Uma homenagem ao maestro Angelo Crivellaro

O Show resgata a memória de uma das maiores personalidades da música sacra e erudita de Porto Alegre, o Maestro Angelo Crivellaro. O músico Benito Crivellaro vem pesquisando as obras de seu avô tanto no âmbito artístico, quanto cultural. As obras compostas para o acordeon estão sendo arranjadas para piano. No repertório, dez das diversas composições do maestro: Giocando Com L’onde, Bólide, Stringendoti Al Mio Cuore, Um sonho no Nepal, Dal Caucaso Al Turkestan, Di Seram, Mar Giallo, Tormento – fantasia, Uma Adeus! Fantasia, Brasil – Itália – rapsódia; e Marcia In Memorian, composição de Antônio Benito Crivellaro.

artistas

(1891-1957) – Nasceu na cidade de Tombolo, ao norte da Itália. Chegou a Porto Alegre em 1927, quando iniciou suas atividades na Catedral Metropolitana, a qual perdurou por cerca de 30 anos. Nesta mesma época, organizava a parte artística das tradicionais festas religiosas e populares de Porto Alegre: Madre de Deus (padroeira de Porto Alegre) e Nossa Senhora de Navegantes. Crivellaro foi um compositor reconhecido na Itália, participando de vários concursos de música nos quais obteve premiações como bronze no concurso de Della Ditta em Perugia, por ter escrito uma missa em homenagem a S. S. Pio X.
Em 1938, foi fundador do Liceu Musical Palestrina, onde tinha várias escolas de músicas filiadas pelo interior do Rio Grande do Sul, empregando seus programas de aprendizado e métodos. A sua didática foi revolucionária para o ensino do acordeon.
Em 1972 o Liceu foi reconhecido como escola de ensino superior pelo governo federal funcionado assim até 1989. Obteve três decretos de utilidade pública, formando mais de mil professores em Porto Alegre e mais de três mil no Estado. As atividades e funcionamento do Liceu Musical Palestrina, tiveram seu término no ano de 2000, tendo prestado um grande serviço cultural para o cenário da musica brasileira e internacional. No ano de 1972, por requerimento do vereador Glênio Peres, a Câmara Municipal prestou uma homenagem à memória do maestro, destinando seu nome a um logradouro público no bairro Jardim do Salso.

Iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade tendo contato com repertórios eruditos e populares. Em 1993 ingressou no Conservatório Estatal Antonio Vivaldi, em Alessandria na Itália, concluindo o curso de Música em 1998. Neste período, realizou vários recitais em cidades daquele país, e participou como pianista titular da Orquestra de Arcos e Percussão do Conservatório.

De volta ao Rio Grande do Sul em 1999, mantém suas atividades musicais no âmbito erudito e popular. Em 2004 tornou-se bacharel em teclas pela Ufrgs. Diretor artístico da Crivellaro Escola de Música, onde leciona piano e teclado, e ministra cursos em diferentes áreas da música. Tem atividades também como músico de estúdio, arranjador e compositor. Atualmente compõe trilhas para documentários da Estrada Filmes e Catatonia Filmes.

data e horário
15 de dezembro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)