Ecarta Musical apresenta um dos maiores acordeonistas do mundo: o espanhol Gorka Hermosa

Considerado um dos quatro maiores compositores para acordeon do mundo pelo presidente da Confédération Mondiale de L`Accordéon, Frederic Deschamps, Gorka Hermosa tem uma trajetória multifacetada: intérprete, compositor, investigador e pedagogo. O artista é comprometido com a dignificação do acordeon por meio de músicas.
Gorka Hermosa apresentará no Ecarta Musical o mesmo programa executado durante o último ano em países como China, Alemanha, Portugal e Espanha, também com composições próprias. Uma delas é Paco, peça que, em 2013, recebeu o prêmio CIA IMC-Unesco Composition, concedido pela Confederación Internacional de Acordeonistas. As outras composições são: Gernika, 26/4/1937 (1994), Goya, Capricho 43 (2012), Fragilissimo (2000), Oda (2014), Saudade Ártica (2014), Pater Noster (2013), Anantango (2003), ¿Aurresku…? (Tradicional / G. Hermosa – 2005) e Variaciones sobre el Libertango (A. Piazzolla / G. Hermosa – 2003).

artista

Iniciou a sua formação acordeonística aos 11 anos. Estudou com Javier Ramos, Thierry Paillet e Friedrich Lips, e finalizou os estudos superiores de acordeón no Conservatorio de Música Jesús Guridi, em Vitoria-Gasteiz. Obteve o 1º lugar em vários concursos internacionais, o que o levou a ser o primeiro acordeonista a atuar como solista em uma orquestra sinfônica na Espanha. Participou em mais de 30 álbuns e tem quatro CDs próprios: ilunaBar (2002), Tangosophy (2006), Flamenco Etxea (2011) e Heterodoxia (2013). Também é autor dos livros El Repertorio para acordeón en el Estado Español, Oposiciones para Acordeonistas, El acordeón en Cantabria e The accordion in the 19th century. É professor de acordeon no Conservatorio Jesús de Monasterio, de Santander.

MASTERCLASS COM GORKA HERMOSA
Aproveitando a vinda a Porto Alegre, na manhã do mesmo sábado, dia 1º de agosto, às 10h, Gorka Hermosa ministrará um masterclass na Fundação Ecarta. Ele abordará técnicas modernas de fole (bellows shake, ricochet etc), controle de sons através do correto movimento do fole, compreensão de cada música por meio da forma e análise, da estética, do fraseado, da articulação e das possibilidades de timbres.

data e horário
01 de agosto,18h

ingresso
Entrada franca

local
Local: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)