Norminha Duval – MPB e instrumental

No repertório, Canção para Elis e Fala, de Gecy Falcão; Arrastão, de Edu Lobo; Fascinação, de Marchetti; Atrás da porta e Trocando em miúdos, de Francis Hime e Chico Buarque; Da Cor do Pecado, de Bororó; Gente Humilde, de Chico Buarque; Cafetin de Buenos Aires, de Mariano Mores e Enrique Discepolo; As Rosas não Falam, de Cartola; La Puñalada, de Celedônio Flores e Pintin Castellanos; Malagueña, de Ernesto Lecuona; Manhã de Carnaval, de Luis Bonfá e Antônio Maria; Balada para um Loco, de Astor Piazzolla; Joana Francesa, de Chico Buarque; e Tea for Two, de I.Kaiser e Vicente Younnais.

artista

Ainda criança apresentava-se no Programa Clube do Guri, de Ary Rego, na Rádio Farroupilha, com a Orquestra do Maestro Campanella, e em bailes no Clube do Comércio, com o maestro Kheer. Ao completar 15 anos foi premiada com uma bolsa de estudos de violão clássico na Academia de Barcelona, na Espanha. Em Porto Alegre, formou o Trio Minuano, trabalhou na Rádio Gaúcha e fez também diversas apresentações na Rádio Farroupilha. Foi recomendada pelo amigo Antônio Gabriel para São Paulo, onde se apresentou à gravadora Continental. Trabalhou na TV Excelsior e na TV Tupi. Acompanhou várias artistas, entre os quais Maysa, Doris Monteiro, Bibi Ferreira e Carmélia Alves. Trabalhou em várias casas, como o Hotel Guarujá e um restaurante de propriedade de Altemar Dutra, onde acompanhou Cauby Peixoto, Linda Batista, entre outros. Participou também do Programa “Um Instante Maestro”, de Flávio Cavalcanti.

De volta a Porto Alegre, trabalhou durante 25 anos no Restaurante Cantina Itália, acompanhando ao violão vários artistas como Jô Soares, Chico Anysio, Glória Menezes, Maria do Carmo, Lourdes Rodrigues, Rubens Santos e Alcides Gonçalves, entre outros. Foi na Cantina Itália que conheceu Hique Gomez. A partir de 2004, apresentou-se em diversos eventos e casas noturnas em Porto Alegre e no interior do estado. Em 2006, convidada por Hique Gomez, fez a abertura da temporada do tradicional espetáculo Tangos e Tragédias, no Theatro São Pedro, sendo aplaudida de pé. Em 2007, aos 73 anos de idade, lançou seu primeiro CD solo, “O Violão Brasileiro de Norminha Duval”, com direção artística e musical de Hique Gómez, onde interpreta clássicos da música popular brasileira, ao lado de composições de autores estrangeiros. O CD também rendeu à Norminha a Indicação ao Troféu Açorianos 2007 como Melhor Intérprete de Música Instrumental.

data e horário
12 de abril

ingresso
Entrada franca

local
Sede da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Farroupilha)