Nino e Coluna Prestes no show Navegar Nesse Mistério

O cantor e compositor Nino e a banda Coluna Prestes apresentam as canções do álbum Navegar Nesse Mistério, com composições que vão do samba ao folk e do rock ao baião. A proposta é um diálogo entre a calmaria e o caos na grande cidade com letras que refletem sobre amor, a passagem do tempo e o momento político do país.

No repertório, Amiga Inconsequência, Navegar Nesse Mistério, Ciranda das Gerações, Terra do Nunca, Borboleta Azul, Bater na Porta, Normal, Só uma noite de Inverno, todas de autoria de Nino.

A Coluna Prestes é formada pelos músicos Ricardo Sabadini (violão, banjo e bandolim), Henrique Bordini (baixo e voz), Ismael Silva Corrêa de Oliveira (percussão) e Ricardo Rochedo (bateria).

O trabalho traz guitarras distorcidas, baixo e bateria, entrosados com percussões e violões, banjo e bandolim com arranjos mais intimistas e kits de bateria e percussão reduzidos para esse especial para o projeto Ecarta Musical.

 

trajetórias

Iniciou a carreira em 2007, com o Grupo Musical Lá Fora, dedicado às diversas músicas regionais do país, o qual liderou durante dez anos. Convidou um time de músicos – batizado de Coluna Prestes – para gravar seu primeiro EP “Anos 10”, lançado em 2017. Em 2018, lançou o single “Navegar Nesse Mistério”, canção do álbum de mesmo nome lançado em 2019. Jornalista, Nino atuou no jornalismo cultural em rádios e veículos locais e nacionais.

Inicia a carreira na cena passofundense de rock do final dos anos 1990, com a banda Valdevinvs. No início dos anos 2000, trabalha como side-musician em bandas de baile do interior do Rio Grande do Sul. Em 2004, é convidado para ingressar na passofundense Brancolarera, banda de rock de sonoridade setentista. Com um disco homônimo de 10 faixas gravado de forma independente, a banda muda sua base de operação para Porto Alegre. Na capital, forma a Severo em Marcha, com quem grava o disco “O tempo é quando eu quero”, em 2008, e funda, com Marcio Petracco e Heine Wentz, o Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, que está na ativa há 12 anos, com as tradicionais apresentações ao ar livre. Desde 2014, atua como guitarrista da banda de Alemão Ronaldo. Integra a Coluna Prestes desde 2018.

Atuou com diversos artistas de Porto Alegre e São Paulo, como Murilo Sá, Les Responsables e Danceadelic. Integra também como baixista, cantor e compositor, a banda Baby Budas, com a qual lançou, também em 2017, o EP “No Jardim de Infância”. Além disto, compôs e arranjou a trilha sonora do filme Dióscuros, em 2016. Integra a Coluna Prestes desde 2016.

Ministra oficinas de percussão desde 2005 e é coordenador musical do Maracatu Truvão, grupo com 14 anos de atividades. Como integrante do Coletivo de teatro Das Flor, executou a trilha sonora ao vivo da peça “Lombay, uma fábula urbana”, em 2014 e 2015. Ainda com o Coletivo, atuou, compôs e produziu trilha sonora do curta metragem “Sobre Marias e Terezas”, lançado em 2018. Em 2016, foi integrante do Projeto GEMA, série que mostrou a diversidade das tradições musicais do Rio Grande do Sul, com a produção de curtas-metragens, textos, fotos e podcasts, e que recebeu menção honrosa do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN, em 2018.  Acompanha Nino desde 2016.

Começa a estudar bateria aos 12 anos em Pelotas, na Escola de Música Milton Nascimento, dos músicos Giovani e Tuniko Goulart.  Aos 17, inicia a carreira com  o Grupo Zimba, banda de pagode que de sucesso na Zona Sul do Estado no final dos anos 90. No início dos anos 2000, se torna professor de bateria na escola de música Beatriz Rosseli. Grava seu primeiro trabalho com a Banda Gárgulas, lançado no tradicionalíssimo Theatro Sete de Abril, em Pelotas. No final de 2011, já em Porto Alegre, passa a trabalhar com a banda Nelson e os Besouros, com a qual participa do festival internacional Beatleweek em Liverpool, tocando no famoso Cavern Club. Desde 2018, integra a Coluna Prestes

data e horário
24 de julho de 2021, 18h

local
Transmissão pelas páginas da Fundação Ecarta – Facebook, Instagram e Canal do Youtube

entrada franca

show