Nina Nicolaiewsky & Quarteto de Cordas

Com caráter delicado e intimista, a cantora e compositora apresenta suas criações acompanhada de um quarteto de cordas transitando entre piano e violão. O repertório vai desde canções autorais como Vejo Passar, até músicas compostas em parceria com a Banda Magda, renomado grupo do cenário musical nova-iorquino, que convidou a artista para escrever todas as letras do disco concebido em parceria.

Neste show, ainda inédito, apresenta algumas canções desse trabalho e algumas releituras de artistas como Lupicínio Rodrigues e Gal Costa.

Nina Nicolaiewsky estará acompanhada por Clarissa Ferreira (violino), Miriã Farias (violino), Gabi Vilanova (viola) e Luyra Dutra (violoncelo).

a artista

Cantora e compositora de Porto Alegre, foi intérprete na trilha sonora de Notas de Amor, minissérie disponível no Netflix, e palestrante no TEDx Unisinos. Em 2020, através do Edital FAC, lançou o single Esquina, que foi premiado em diversos festivais internacionais como LiftOff London e Corpos Ressoantes no Rio de Janeiro. No ano seguinte lançou seu primeiro EP Visual Receita de Casa, gravado enquanto estudava na Berklee College of Music. Nina já tocou em diversos palcos na Espanha, Canadá e Brasil, como no renomado Festival de Teatro de Curitiba e Winnipeg Jazz Festival. Como compositora escreveu canções com a Banda Magda e dividiu palco com artistas como Fernanda Takai.

quarteto

Violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora do Rio Grande do Sul. Possui quatro singles lançados, e está produzindo seu primeiro álbum autoral que se chama LaVaca. Lançou seu primeiro livro Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul pela Editora Coragem.

É formada pela Ufrgs, Bacharela em Violino, instrumento que estuda desde os dois anos de idade. Apesar de sua formação erudita, a violinista transita entre o erudito e o popular nos grupos que integra, tais como: a banda de câmara Tum Toin Foin, dirigida pelo compositor Arthur de Faria; Gabriel Romano e Grupo e ainda o trio da cantora Luana Pacheco, ao lado do pianista Luciano Leães. Contribuiu em gravações para artistas da cena musical porto-alegrense nos discos de Luana Pacheco, Pata de Elefante, Noal, Adriana Deffenti, entre outros.

É instrumentista, violista da Ospa, compositora e arranjadora. É formada em Viola pela Ufrgs e mestre pela UFRJ. Trabalha com música erudita e popular, no teatro e na dança.

Violoncelista, cantora e atriz mineira é bacharela em Violoncelo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2017 atuou como violoncelista da orquestra de trilha sonora de games e filmes, Multiplayer, em Belo Horizonte. Seguiu em turnê pela França com uma versão Pocket do grupo, à convite da Universidade de Sorbonne em Paris. Hoje é violoncelista na Camerata Presto São Leopoldo, Orquestra de Câmara da Unisc, professora no Espaço Livre de Música Presto em São Leopoldo e do Projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo.

data
24 de junho 2023, 18 horas

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.

entrada franca