Nicola Spolidoro Quarteto

A busca por uma música instrumental brasileira sem limites, nem rótulos. Essa é a ideia do Nicola Spolidoro Quarteto. Formado por grandes músicos da cena instrumental gaúcha, Rafael Marques (bateria), Carlos Delia (contrabaixo), Matheus Kléber (teclado e acordeom) e Nicola Spolidoro (violão e guitarra), o quarteto tem como objetivo criar uma atmosfera que envolva músicos e público num sentimento só.

REPERTÓRIO – Estrada de chão batido, Misturando, Paula, Um momento relax, Roda gigante, Tap groove, Sem medo e Bons encontros, de Nicola Spolidoro; Lucky Southern, de Keith Jarret; Vestido longo, de Arismar do Espírito Santo; Só danço samba, de Tom Jobim/Vinícius de Moraes; Estamos aí, de Maurício Einhorn/Durval Ferreira/Regina Werneck. Confira em www.myspace.com/nicolaspolidoro.

artistas

É baterista há quatorze anos. Começou sua carreira atuando na cena Gospel, tendo projeção nacional, onde participou da gravação de vários CDs, inclusive no exterior. Atuou na cena Instrumental de POA participando da formação da banda Caixa Preta no ano de 2004 fazendo várias apresentações. Acompanhou artistas como Os Fagundes, Adriana Defentti e Orquestra da Ulbra, Mônica Mendes e músicos da cena instrumental tais como: Jorginho do Trumpete, Paulinho Fagundes, Michel Dorfman, Marcelo Corsetti, Márcio Philó, Marcelo Ribeiro e outros. Participou também da Banda instrumental Projeto Funkíssima, que inclui gravação de CD e participação no projeto Gestação Cultural na Usina do Gasômetro em 2005. Passou a temporada 2006/2007 lecionando no Instituto de Música Fabiano Manhas em São Paulo.

Iniciou seus estudos na Escola de Música da OSPA e no conservatório Pablo Komlós, estudando Teoria e Percepção musical por dois anos. Graduou-se em Música pela UFRGS em 2008. Participou de workshops com Yuri Daniel, Hermeto Pascoal e Hélio Delmiro, entre outros. Contrabaixista há 11 anos, já realizou turnês para o Nordeste Brasileiro e também para Chile e Argentina, com a banda do Coral das Meninas Cantoras do RS, do qual faz parte desde 2005. É baixista do grupo instrumental XQUINAS, do guitarrista Marcelo Corsetti, com quem gravou o disco “VOMO”, indicado ao Prêmio Açorianos de Música em 2008. Participou do Cascavel Jazz Festival (PR) em 2008, ao lado de bandas como Nosso Trio. Participou do lançamento do disco Bailadêra do grupo Maria vai com as outras, realizado em junho de 2008 no Teatro Renascença. Atua também na área da Educação Musical, como professor de Canto e de Contrabaixo elétrico na Escola de Música “Tio Zequinha” em Porto Alegre.

Pianista e acordeonista, é graduado em composição pela UFRGS. Já atuou com diversos ícones do cenário musical, destacando-se Marcelo Corsetti, Carlos D’Elia, Luke Faro, Denise Fontoura, Angelo Primon, Giovani Bertti, Clóvis Boca Freire, Marcelo Ribeiro, Rodrigo Reinheimer, Quinteto Persch, Arrigo Barnabé, Nicola Spolidoro, Gustavo Ferreira, Rafael Lima, Rafael Marques, Lucas Esvael, Teixerinha Filho, grupo vocal Status, Grupo vocal Maria vai com as outras, entre outros. Atualmente atua na banda Xquinas ao lado dos músicos Marcelo Corsetti, Luke Faro, Carlos D’Elia e Denise Fontoura; com o músico Angelo Primon em seu trabalho Mosaico; com a banda Caixa Preta e acompanha diversos cantores.

Guitarrista, violonista, arranjador e professor de música desde 1998. Recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista de MPB em 2007 e indicado ao mesmo prêmio em 2005. Também recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor CD de Reggae em 1999 com a banda Leão de Judah. Estudou com nomes com Nélson Faria, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Ademir Cândido, Benjamim Taubkin e Ricardo Brein. Participou da criação da banda Caixa Preta, que mescla influências diversas da música instrumental. Realizou diversas gravações, inclusive no exterior, no trabalho de Andy Ditzler, compositor e pianista americano. Fez parte do projeto Usina das Artes, ocupando a sala 209 do Gasômetro no ano de 2005 com a banda Caixa Preta realizando ensaio abertos e shows. No ano de 2007 fez parte da criação do Grupo Experimental Groovin’ Tap, que une pela 1ª vez na cidade músicos e sapateadores no espetáculo Dos pés à cabeça, espetáculo que concorre ao Açorianos de Melhor Trilha Sonora pela direção musical de Nicola Spolidoro e Rodrigo Panassolo. Também é integrante do trabalho Fruet e os Cozinheiros, que ganhou quatro premiações no Açorianos 2007 e realizou uma turnê pelos EUA passando por seis estados.

data e horário
08 de julho

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)