Monique Brito apresenta Filha do Sol

O show busca traduzir a proposta lítero-musical da artista, profundamente ligada ao feminino, aos elementos da natureza e à ancestralidade de matriz africana. Monique Brito estará acompanhada de Calil Souza (teclado/piano), e Anderson Moreira (percussão) e escolheu para o repertório Agridoce (Monique Brito/Bruno Amaral), Dancei ao Tempo, Preto Amor, Filha do Sol, Ode ao cuidado, Marujo, Transeunte e Íris (Monique Brito), É d’Oxum (Gerônimo) e Eu quero é botar meu bloco na rua (Sérgio Sampaio).

Cantora, compositora, violonista e professora de música, Monique nasceu na Bahia em 1996, mas reside em Campo Bom-RS, filha de mãe baiana e pai gaúcho. Aos oito anos ganhou o primeiro violão e desde então nunca mais parou. Na adolescência, veio a busca pela sua identidade, que seria algo muito além da estética vocal: o estreitamento da ligação afetiva com suas origens, enquanto mulher negra e nordestina.

Na sonoridade de seu trabalho, traz referências de samba, soul, black music e ritmos de matriz africana. Em suas composições, Monique fala sobre identidade, pertencimento, negritude; exalta a afetividade, a ancestralidade e o amor. Enquanto ser em constante mudança, está sempre atenta aos seus processos internos.

Tem feito shows em eventos e casas de prestígio na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em março de 2019 participou do Sofar Sounds POA e em outubro se apresentou na 37ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. Em fevereiro do na o passado, no Café Fon Fon, em Porto Alegre, lançou seu single com duas faixas, Preto Amor e Filha do Sol, com seus dois videoclipes, ambos dirigidos por Luis Ferreirah, disponíveis em todas as plataformas. Em novembro último, Filha do Sol foi selecionada para participar do 1° Festival Cinema Negro em Ação, da Secretaria de Estado da Cultura, e foi exibido pela TVE. Para 2021, está previsto o lançamento do seu primeiro álbum, produzido de forma independente, que terá direção de Calil Souza.

data e horário
6 de março de 2021, 18h

local
Canal do Sinpro/RS no Youtube

entrada franca