Mafuá Trio Instrumental 

Formado por Fernando Graciola (violão de 6 e 7 cordas), Ronison Borba (acordeom) e Pedro Kaltbach (violino), o trio apresenta um repertório de caráter regional brasileiro e sul-americano, com um tratamento camerístico e espaço para a improvisação.
O grupo leva ao palco a obra integral do álbum Arrebol, além de novas composições autorais e releituras de obras de compositores como Guinga, Carlos Aguirre, entre outros.

trajetória
O trio Mafuá realizou o espetáculo “Da Pampa ao Sertão” em 2013, executando arranjos instrumentais próprios para importantes obras do cancioneiro e da música instrumental brasileira, apresentado em importantes palcos do Rio Grande do Sul, como Theatro Treze de Maio, em Santa Maria, e Foyer do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Em 2018, lançou o álbum “Arrebol” (produção musical de Pedrinho Figueiredo), com composições autorais de integrantes do trio e arranjos próprios de algumas importantes obras da música instrumental latino-americana, indicado ao Prêmio Açorianos de melhor álbum instrumental daquele ano.

Em 2019, o trio participou do “Festival do Rio Grande do Sul de Paris”, na França, no “II Mercado da América Latina”, em Cascais, Lisboa – Portugal e realizou concertos em Lisboa, Aveiro e Almada.

o grupo

É formado no Bacharelado em Violão pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2011), atua como violonista, arranjador, compositor e professor. Iniciou seus estudos musicais de forma autodidata em 1998, na cidade de Encantado/RS, sempre com enfoque na música popular e folclórica gaúcha, brasileira e sul-americana.

Em 2011, estudou por um semestre na Universidad Nacional Del Litoral (UNL),de Santa Fé, Argentina, onde teve a oportunidade de realizar um estudo específico da aplicação do violão nos gêneros do folklore sul-americano e de manter contato com grandes músicos daquele país, num intercâmbio que se mantém até hoje.

Em 2012, foi um dos idealizadores do “Quinteto Canjerana”, de música gaúcha contemporânea, com o qual gravou seu primeiro disco, “Promessa”, em 2011. Idealizou, juntamente com Ronison Borba e Pedro Kaltbach, o Mafuá Trio Instrumental, lançando o primeiro álbum, “Arrebol”, em 2018.

Em parceria com a Pro Records Produções, é criador e apresentador do “Sotaques do Violão”, uma websérie com entrevistas e performances musicais a duo com violonistas latino-americanos. Em parceria com o Portal Região dos Vales, é criador da websérie “Saudades do Pago”, que retrata a vida e obra de músicos gaúchos espalhados pelo Mundo.

É participante ativo e premiado em importantes festivais de música e poesia no Rio Grande do Sul, como Moenda da Canção, Canto da Lagoa, Bivaque da Poesia Gaúcha, Sesmaria da Poesia Gaúcha e Esteio da Poesia Gaúcha.

Atualmente, mantém os projetos “Fernando Graciola Solo”, “Mafuá Trio Instrumental”, “Quinteto Canjerana” e “Sul do Mundo”, além de atuar como instrumentista, arranjador, produtor musical e professor.

É performer em acordeão. Formado em música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil). Concluiu o bacharelado em acordeão (2021), pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART/IPCB -Portugal). Conclui o Mestrado em Música – Área de Especialização em Acordeão (2023) também pela ESART/IPCB, estudando com o renomado acordeonista português Paulo Jorge Ferreira. Sendo o segundo brasileiro com formação específica na área. Desenvolve um trabalho pioneiro no Brasil em colaboração com compositores brasileiros no que respeita a produção de repertório e a divulgação do acordeão no contexto da música de concerto brasileiro, e envolveu a colaboração com mais de dez renomados compositores.

Premiado em diversos concursos nacionais e internacionais no âmbito da performance tanto a solo como em música de câmara, já se apresentou em diversos estados do Brasil e em países como Argentina, Chile, Portugal e França.

Tem dois álbuns gravados, Arrebol (2018) com o projeto Mafuá Trio Instrumental e Instantes (2021), trabalho solo voltado ao repertório erudito contemporâneo do acordeão, sendo este pioneiro a ser gravado no Brasil com repertório original para acordeão.

Faz parte da atual direção do Folefest, associação de renome em Portugal por difundir o acordeão de concerto no país. Forma juntamente com Sofia Weffort(violino) o Affrettanduo, duo em atividade que desenvolve um programa de concerto a fim de fomentar o repertório original para formação. O duo participou em 2022 da gravação do DVD Folefest, juntamente com outros grupos de câmara e solistas de renome em Portugal.

Estudou e participou de masterclass com renomados acordeonistas como Richard Galliano (França), GorkaHermosa (Espanha), IñakiAlberdi (Espanha), MilošMilivojević (Servia), BartozGlowacki (Polonia), VeliKujala (Finândia) Chico Chagas, Toninho Ferragutti, Luciano Maia, Samuca do Acordeon, Oscar dos Reis, Elias Rezende e Otavio de Assis Brasil (Brasil).

Viveu a infância em um ambiente musical, proporcionado pelacultura musical de pelo menos três gerações da família paterna. Iniciou estudosformais de música com o violino aos 13 anos e, desde então, aperfeiçoou-se noâmbito da música erudita com professores do mundo todo, em master classes,orquestras, e conjuntos de câmara.Desde 2008, dedica-se a diversos trabalhos no meio nativista, folclórico etradicionalista gaúcho, concentrando-se na inserção do violino – e dos outrosinstrumentos de corda friccionada e suas técnicas clássicas – no contexto dosritmos, músicas e danças populares. Desde 2010, já representou o Brasil juntoa diversas delegações em dezenas de festivais pelo mundo.

Em 2018, lançou junto ao Mafuá Trio Instrumental o disco “Arrebol”, que é baseado em obras autorais dos três integrantes e foi indicado ao prêmioaçorianos.

Durante os últimos 10 anos, colaborou em arranjos e gravações decentenas de novos trabalhos dos mais importantes artistas regionais e recebeuprêmios – individuais e coletivos – nos principais festivais de música e poesia dosul do Brasil. Dentre eles, destacam-se os prêmios de melhor instrumentista nosfestivais: César Passarinho; Coxilha Nativista; Moenda Instrumental; Cante UmaCanção em Vacaria; Acampamento da Canção Nativa e a própria Sapecada daCanção Nativa.

Em 2020, recebeu da assembleia legislativa do estado do RioGrande do Sul o prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha), na categoriainstrumentista, pelo reconhecimento ao seu trabalho.

Adicionalmente ao âmbito musical, é Engenheiro Agrônomo. Também fezmestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, durante o qual se dedicou porquase dois anos em laboratórios da Europa a estudar a erva-mate e os maisminuciosos aspectos histórico-científicos sobre o preparo tradicional da bebidamais importante à nossa cultura gaúcha, o nosso sagrado chimarrão.

data
6 de janeiro de 2024, 18h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

entrada franca