Influência, de Marcello Caminha

Marcello Caminha (violão) e Marcello Caminha Filho (contrabaixista e percussionista) apresentam temas expressivos da música gaúcha e do folclore uruguaio e argentino, além do seu trabalho autoral. No repertório, canto alegretense, esquilador, baile de candieiro, hino riograndense, céu sol sul terra e cor, batendo água, lá na fronteira etc, gravados por Marcello Caminha nos CDs clássicos gaúchos contracenam com taquito militar e um pout pourri de tangos e charareras.

artistas

É um dos músicos mais premiados do sul do Brasil. Dentre os mais importantes está o Prêmio Açorianos de Música, 2006, 2007 e 2008, quando lançou o CD Influência, disco autoral que lhe rendeu três prêmios (melhor compositor, melhor instrumentista regional e melhor projeto gráfico). Tem nove discos gravados e fez inúmeras viagens pelo Brasil e pelo mundo divulgando o violão gaúcho. Além de sua carreira como músico nativista, desenvolve um trabalho com enfoque na música instrumental, trabalho que teve sua origem na gravação do cd intitulado Estrada do sonho (1998). Em 2009 lançou a coletânea Sucessos de ouro, que recebeu o Prêmio Teixeirinha como melhor projeto gráfico e deu a Marcello Caminha o prêmio de melhor arranjador do ano 2009. Em 2010 lançou a Vídeo Aula Violão Gaúcho, DVD sobre os ritmos regionais gaúchos tocados no violão. Em 2011 lançou o CD Natal em Cordas com show de mesmo nome.

Estudou por dois anos com Fernando do Ó, um dos mais importantes percussionistas brasileiros. Apesar da pouca idade (17 anos), já atuou como percussionista ao lado de grandes nomes da música gaúcha. Recentemente gravou o CD Cantiga para o meu chão, de César Oliveira e Rogério Mello e também o DVD O Campo. Fez uma participação no DVD O melhor do Canto e Encanto Nativo, pela gravadora Acit, gravou o mais recente CD de Daniel Torres e atua em vários shows juntamente com seu pai Marcello Caminha e com outros artistas que o convidam para tocar.

data e horário
06 de abril,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)