Grupo Avalon traz o show Noite Celta

O grupo Avalon traz ao Ecarta Musical uma extensa variedade de melodias dos povos que conviveram com o folclore celta da Europa. O gênero era  tocado em países como Irlanda, Escócia, País de Gales, Bretanha (na França) e Galícia (na Espanha). Atualmente as músicas folclóricas irlandesa e escocesa são as que mais se aproximam do original.

O grupo é formado por Tales Melati (gaita de fole e tin whistle); Cândido de Castro (percussão); Renata Bernardino (fiddle e vocal) e Marina Gimenez (piano). O conjunto se apresenta vestido com indumentária celta.

No repertório, polcas, slip jigs, double jigs, reels, hornpipes e canções populares cantadas dessa cultura ancestral evocando diferentes sentimentos perpassados pela beleza melódica. Além dos espetáculos, o grupo também realiza estudos, pesquisas e viagens sobre o tema.

trajetórias

É músico e trabalha em pesquisa e construção de instrumentos de percussão oriental e persa. É coordenador dos projetos Tambor Falante onde ensina música para jovens da periferia de Viamão, projeto música na quarentena e o Feminino e o Tambor, com música oriental para um grupo de mulheres e do culto circuito de artes de Viamão.

Reconhecimentos e premiações: Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Grio Sirley Amaro no segmento música 2021, prêmio Ações Culturais nas Comunidades Cufa 2021, prêmio melhor trilha sonora Olhares da Cena 2015 no espetáculo Encanto Zumbi, Certificado de reconhecimento pelo trabalho cultural Lions Internacional 06/2011,reconhecimento cultural e social Escola estadual Governador Walter Jobim 2007.

É músico multiinstrumentista, de Porto Alegre, saxofonista que atua em vários grupos e também é pesquisador de instrumentos antigos como gaita de foles e viela de roda. Atua na área de eventos a mais de 10 anos tocando saxofone e gaita de foles. Em suas pesquisas, estudou com professores da Galiza, de Portugal e com o holandês Carollus Vooren, além de tocar em diversos grupos nos estilos celta e folk. Atualmente toca gaita de foles e outros instrumentos no grupo Balaio de Palha e Ecos Brutales e é formado em flauta barroca pelo Instituto Federal. Também integra o grupo Turucutá e La Meteora, onde toca saxofone. O músico também atua com o personagem Mentales nas mais recentes apresentações do espetáculo “A Sbornia Kontratracka”, dirigido pelo músico Hique Gomes, antigo Tangos e Tragédias. No cinema protagonizou um curta documentário, “O Gaiteiro que Desceu da Caravela”, realizado pelo cineasta galego Juan Quintans. Natural de Sorocaba – São Paulo.

Iniciou seus estudos de piano erudito aos 8 anos no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Graduou-se na Universidade Estadual Paulista no curso de música com habilitação em piano erudito, durante a graduação vivenciou intercâmbio acadêmico, como bolsista, na Universidade de Aveiro – Portugal. Especializou-se em música popular pela Universidade Campo Limpo Paulista. Com um grande apreço pela Filozofia Suzuki, tem experiência como docente de piano erudito, piano popular e teclado para todas as idades. Sempre interessada em diversos estilos musicais, também atua como pianista em cerimônias, eventos e recepções. Renata Bernardino é Bacharel em Música, ênfase em Violino, graduada com láurea acadêmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2015).

É licenciada em Música pelo Centro Universitário Metodista do Sul IPA (2012). Em janeiro de 2022 integrou o grupo docente como monitora do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc). Especializada em pedagogia do violino, realizou diversos cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior. Membro fundadora da Sociedade Orfeu (Sphaera Mundi Orquestra), além de dirigir a escola de música Centro Suzuki Porto Alegre, atua como violinista em diferentes grupos, dentre eles, a Orquestra Sinfônica de Gramado e Canela.

data
19 de agosto de 2023, 18h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

entrada franca