Folk Nativo Contemporâneo
O espetáculo é a síntese do trabalho realizado pelos Paysanos, trio formado por Luiz Dallastra (acordeon e voz), Matheus Krummenauer (violão 7 cordas) e João Bauken (bateria). O show da um olhar moderno sobre a cultura regional para a juventude e dialoga com diferentes públicos.
Esta vertente musical combina elementos da música tradicional, folclórica e nativa com sonoridades, linguagens e arranjos contemporâneos. Preserva raízes culturais, melodias, ritmos e instrumentos dialogando com gêneros modernos, combinando visual, sonoro e performático que une o tradicional com o urbano e o atual. Uma ponte entre tempos, combinando raízes culturais com sons e linguagens do presente.
trajetória
O grupo atua nesta formação desde 2023, experimentando com a música regional do sul da América e mesclando-a a diferentes influências, como o jazz, o rock e os diversos regionalismos brasileiros.
Luiz Dallastra, acordeon e voz
Luiz Dallastra, acordeon e voz
Tem Licenciatura em Música pelo Instituto Ivoti, atuou como acordeonista solista na Caxias Ensemble Orchestrs e participou da turnê Europa com a Camerata Ivoti, apresentando-se em países como Alemanha, Portugal, Holanda, Espanha e França. No cenário da música regional integrou os grupos Alma de Campo y Rio, Grupo Pulperia e Vigüela Pampa, além de participar de diversos festivais nativistas pelo Rio Grande do Sul. É natural de São Miguel do Oeste e atualmente reside em Porto Alegre.
Matheus Krummenauer, violão 7 cordas
Estudou música desde criança com o irmão mais velho e com outros professores. Acompanhou o grande instrumentista Samuca do Acordeon, com quem estudou por algum tempo. Atua nos festivais nativistas do estado há quase dez anos e teve a oportunidade de tocar com grandes nomes da música gaúcha e latino-americana como Mauro Moraes, Dante Ramon Ledesma, Gilberto Monteiro, João de Almeida Neto, dentre outros. Natural de Taquara, reside em Porto Alegre.
Estuda Licenciatura em Música na UFRGS e percussão sinfônica na Escola da OSPA. Acompanhou uma vasta gama de artistas do Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros. Foi membro fundador da comparsa Candombe POA. Como músico contratado, integrou a OSPA em concertos no Teatro Colón, em Buenos Aires, e na Sala São Paulo, na capital paulista, além de dezenas de concertos na Casa da OSPA em Porto Alegre. Natural de Santa Rosa e hoje mora em Porto Alegre.
repertório
Entre o Fio e a Razão – Luis Canabarro / Maykell Paiva
Era uma vez – Aparício Silva Rillo / Mário Barbará
Potro sem Dono – Paulo Portela Fagundes
Primavera – Albino Manique
Cantiga do Oferecido – Talo Pereyra / Robson Barenho
Cancha – Mauro Moraes
Veterano – Everton Ferreira / Antônio Augusto Ferreira
Aroma y Piel – Luiz Dallastra
Amor de Índio – Beto Guedes / Ronaldo Bastos Ribeiro
Taquito Militar/Nocturna – Mariano Mores / Julián Plaza
Gaudencio 7 luas – Luiz Coronel / Marco Aurélio Vasconcelos
Lobo da Estepe – Nei Van Soria e Flávio Basso
Coração Andarilho – Matheus Krummenauer e Matheus Huppes
Eu e a Baia – Antonio Flores / Diego Müler / José Atanásio Borges Pinto / Renato Fagundes
Llanto de la Tierra – Luiz Dallastra 16 – Em Cima do Laço – Mauro Moraes.
data
21 de junho de 2025, 18 horas
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube
entrada franca