Fofa Nobre abre a programação do Ecarta Musical on-line

O acordeon de Fofa Nobre, acompanhado pelo contrabaixo de Tamiris Duarte, o violão de Patrícia Vargas e a bateria de Elizabeth Abreu, abre a programação on-line dos shows quinzenais aos sábados do Ecarta Musical. No repertório, canções autorais de Fofa Nobre, como Botoneira, Bem precioso, Caminhando na beira, Guria Faceira e Xote Acanhado; além de Sonho de guria, de Débora Nobre, Redenção, de Neuro Júnior, Mercedita, de Ramón Xisto Ríos, e Milonga para as missões, de Gilberto Monteiro, entre outras.

as musicistas

Fofa Nobre é tricampeã do Enart e campeã da Vacaria. Pelo desempenho, foi convidado por Renato Borghetti, a fazer parte do projeto fábrica de gaiteiros. Ela lançou o seu primeiro CD Simples Assim, em 2013. Com este trabalho, recebeu duas indicações ao prêmio Açoriano de Música Gaúcha como melhor instrumentista regional e revelação.

Bacharela em Música Popular pela Ufrgs, foi baixista e arranjadora do Coletivo de MP do Instituto de Artes durante toda a graduação. Atualmente, Tamiris integra o grupo Três Marias (de Brasília, radicado em Porto Alegre) e o coletivo de artistas da Pedra Redonda. Também acompanha o Mestre Tião Carvalho (maranhense radicado em São Paulo), a violinista Clarissa Ferreira (Porto Alegre), a acordeonista Fofa Nobre (Guaíba-RS) e o músico nigeriano Ìdòwú Akínrúlí, em seus projetos Ọ̀ṣẹ́ẹ̀túrá (Africa’n Jazz) e Fela in Motion. Tamiris coordena um baixo-trio de música instrumental cujo trabalho dialoga com a pesquisa que desenvolve constantemente ao longo de sua trajetória musical sobre o contrabaixo elétrico na música brasileira de tradição popular e que culminou em sua dissertação de mestrado. O trabalho em trio está em seu primeiro CD, Até Aqui (2017) e, atualmente, o repertório do grupo contempla ritmos como bumba-meu-boi, coco, baião e ijexá.

Teve como sua primeira referência e professor seu pai Seu Jasson Vargas, também instrumentista. Aos 12 anos Patrícia já atuava em grupos de música na sua cidade natal: Sertão, no interior do Rio Grande do Sul. Patrícia está se especializando em produção musical e faz parte do Grupo Fandango Serrano, do grupo The Allpargatas (que tem uma formação totalmente feminina) e atua ainda com seus trabalho solo e acompanha as apresentações da Fábrica de Gaiteiros, projeto do acordeonista Renato Borghetti. Atualmente Patrícia reside na cidade de Guaíba, onde é locutora na Rádio Regional.Net, apresentando o programa Bailando com a Regional todas as quartas-feiras e já participou de programas de TV como: Galpão Crioulo, Jornal do Almoço, Balanço Geral (Record SC), Vida no Sul e Sangue de Gaúcho. Recentemente lançou o clipe Guitarreira do Planalto disponível no YouTube.

Tudo o que aprendeu no instrumento foi observando seu pai e seu irmão, além de grandes bateristas do Rio Grande do Sul, como Sagüi, do grupo Tchê Garotos. Atualmente, Beth já conta com 19 anos de experiência na música e, além de tocar bateria, ela canta e toca violão.

data
16 de maio, sábado, às 18h

local
youtube, facebook e instagram

entrada fraca