Fernando Ávila Trio

Fernando Ávila, acompanhado pelos músicos Felipe Martini e Ariel Polycarpo, apresentará o concerto A Lua de Santiago, na formação de trio – acordeon, violão e violino. Todas as músicas do repertório são de Fernando Ávila e Felipe Martini, exceto Ária Metropolitana e Walking Clown, de Mariano Telles e Ricardo Bordin.

músicos

Natural de São Leopoldo / Brasil, é acordeonista, compositor, arranjador e professor de acordeon. Iniciou seus estudos musicais em 2008, quando ingressou no curso básico de música da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte) tendo aulas com o professor Adriano Persch. Em 2016, formou-se com láurea acadêmica no curso de Bacharelado em Música – habilitação Música Popular – na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é aluno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde cursa Licenciatura Plena em Música. Foi professor de acordeon no Espaço Livre de Música da Presto Produções e Promoções Artísticas, em São Leopoldo (RS); Studio de Arte Ritmo Certo, em Triunfo (RS); e Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre (RS). Atuou como solista frente à Orquestra de Câmara Unisc, sob a regência do maestro Leandro Schaefer, interpretando peças de Astor Piazolla e realizando a estreia no Brasil da obra do compositor italiano Roberto Caberlotto. Integrou os grupos Quinteto Persch e Arte Gaúcha.
Em 2017 lançou o seu primeiro CD, intitulado A Lua de Santiago, no qual reúne suas composições arranjadas para acordeon e quinteto de cordas. Participou de workshops e masterclasses ministrados pelos acordeonistas Denis Patkovic (Alemanha), Renzo Ruggieri (Itália), Richard Galliano (França) e Chico Chagas (Brasil). É coordenador artístico do Encontro Nacional de Acordeon Presto – Sesc, evento ocorrido em duas edições, 2016 e 2017, na cidade de São Leopoldo (RS).

Bacharel em Música Popular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e professor particular de violão e teclado no município de Porto Alegre. Atua profissionalmente há 15 anos como músico, cantor e compositor, realizando shows em diversas cidades do Brasil. Foi premiado dezenas de vezes em festivais e concursos de música popular brasileira, sertaneja e nativista. Atua também como músico free-lancer em bandas de diversos segmentos musicais, além de produzir e gravar músicas para artistas da região metropolitana de Porto Alegre.

Violinista porto-alegrense, nascido em 1991. É membro da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). Possui o título de mestrado em performance pela University of Georgia (EUA) com bolsa integral, e bacharelado com láurea acadêmica pela UFRGS, tendo na sua formação professores como Fredi Gerling, Hella Frank, Levon Ambartsumian, Rosângela dos Santos, e mais recentemente o professor Marcello Guerchfeld. Em 2017 foi selecionado para participar do concurso de instrumentistas New Docta na Argentina, e em 2018 Ariel foi o segundo colocado no concurso de Jovens Solistas de Gramado, dividindo o prêmio com seu irmão Gabriel Polycarpo. Recentemente foi bolsista selecionado para participar do curso preparação de spallas, sob orientação do violinista Emanuelle Baldini, atuando também como spalla da orquestra 35ª Oficina de Música de Curitiba. Em agosto do ano corrente participará do programa Jovens Artistas do programa Britten-Pears da Inglaterra, e no Brasil fará recitais de câmara pela série Música no Museu, promovida pela Ospa.

abertura

Apresentará:
Bombacha Larga (Albino Manique/Francisco Castilhos)
La Puñalada (Pintín Castellanos)
Frank’s Groove (Frank Marocco)
Atrevida (Jéssica Thomé)

data e horário
21 de julho de 2018, 18h

local
Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre – RS

entrada franca