Especial Baden Powell

O violinista e compositor Mariano Telles revisita a obra de Baden Powell através da fusão da linguagem do violão brasileiro com elementos eletrônicos. Power foi um músico que sempre teve a experimentação como linguagem, combinando o seu violão com diferentes sonoridades, inaugurando novas maneiras de pensar a música brasileira e deixando uma obra rica e extensa.

Para celebrar essa grande referência, o violonista e compositor Mariano Telles faz uso de sua experiência em mesclar ritmos e apresenta releituras arrojadas a partir da combinação do violão de sete cordas com os sintetizadores de Aline Araújo, o baixo elétrico de Mateus Albornoz e os beats eletrônicos e samples de Fernando Sessé.

O resultado é um grande encontro que evoca uma nova estética para a obra de Baden, revelando novas facetas em recriações que primam pela inventividade.

o grupo

Originário do lançamento do seu primeiro disco, Ária Metropolitana, assumiu diferentes formações, sempre colocando o violão como fio condutor e pesquisando novas texturas sonoras. Desde então o grupo se apresentou em locais como o Teatro Bruno Kiefer, Teatro Hebraica, Ópera de Arame de Curitiba, Barco Cisne Branco, Espaço Cultural 521, além de figurar na programação da Virada
Sustentável de Porto Alegre. Em 2019 estreou o espetáculo Baden Power, baseado em obras do violonista Baden Powell.

os artistas

Compositor e violonistas, desenvolve um trabalho autoral que transita entre a música popular e a música erudita, fazendo o violão interagir com sonoridades inusitadas. Sua técnica é alicerçada na escola do violão clássico somada a uma forte influência do violão brasileiro e latino americano. Graduou-se como bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e participou de diversos festivais e seminários de música, onde pode se aperfeiçoar com grandes nomes do violão mundial. Em 2017 lançou o seu primeiro álbum, Ária Metropolitana, resultado de uma bem sucedida campanha de crowdfunding. O álbum chamou a atenção da crítica especializada, como escreve Juarez Fonseca: “Mariano Telles mescla ritmos gaúchos, música erudita, música brasileira e rock progressivo com um amálgama tão bem realizado que tais vertentes resultam em uma sonoridade própria…”

Pianista natural de Porto Alegre, graduou-se em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em janeiro de 2017. Iniciou seus estudos musicais aos 7 anos através de aulas de teclado, logo depois ingressou no curso de Iniciação ao Piano na Ufrgs e em seguida no curso de Extensão em Música na mesma instituição sob orientação dos professores Luis Fernando Rayo e do Prof. Dr. Ney Fialkow. Realizou recitais como pianista solo, e atualmente, participa de diversos projetos musicais como pianista e tecladista, entre eles se destacam a banda Celeuma, a banda As Aventuras, o trio de música de câmara Arabesque e o projeto musical com Thays Prado e banda. Atua também como professora de piano, teclado e teoria musical.

É músico atuante em diversos projetos musicais, como Trabalhos Espaciais Manuais (POA/RS) – contrabaixo elétrico/acústico; Quinzê (POA/RS) – contrabaixo acústico; Camila Lopez e o Arrastão (POA/RS) – baixo elétrico, cavaquinho, voz; Christmas in Concert (Canela/RS) – contrabaixo acústico e Mariano Telles Ensemble – baixo elétrico. Ainda, desde 2008, tem participado em shows e gravações de artistas locais como: Sander Fróis, João Ortácio, Tons in Bossa, Tiago Rubens e os Outros Românticos, Penttagrama, Rafael Erê, e muitos outros; tendo tocado em inúmeros locais de Porto Alegre e interior do estado do RS, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal.

Nascido em Porto Alegre/RS, começou a tocar bateria aos doze anos, mas desde os quatro já dava suas batucadas nos encontros musicais que aconteciam em sua casa. No Rio de Janeiro, estudou com Robertinho Silva, Marcos Suzano e na Escola de Música Villa-Lobos. Voltando a Porto Alegre em 2002, participou de vários trabalhos tocando e gravando com artistas de diferentes estilos, Adriana Deffenti, Monica Tomasi, Marisa Rotemberg, Mário Falcão, Caio Martinez, Gisele de Santi,
Nei Lisboa, entre outros. Têm como característica aliar instrumentos eletrônicos e acústicos em seus set’s. Em 2014 lançou seu primeiro cd, intitulado Em frente; e, em 2017, o segundo disco Rio Comprido, com Robertinho Silva.Informe o Resumo que será mostrado quando for selecionado pelo Link

data e horário
30 de maio e 2020, 18h

local
youtube, facebook e instagram

entrada franca