PROJETO ECARTA MUSICAL 2022
Edital de Seleção de Apresentações Musicais – Segundo semestre

A ECARTA – Fundação Cultural e Assistencial lança Edital para a seleção das apresentações musicais para compor a programação do Projeto Ecarta Musical de setembro de 2022 a janeiro de 2023.
Valorizar os músicos e a produção musical do Rio Grande do Sul é o principal objetivo do projeto Ecarta Musical, instituído em 2005. Os shows têm entrada franca e acontecem quinzenalmente, na sede da Ecarta em Porto Alegre, simultaneamente apresentados no canal da Fundação Ecarta no Youtube.
Os shows selecionados deverão estar em harmonia com o espaço das apresentações da Fundação Ecarta. O projeto Ecarta Musical prioriza apresentações mais intimistas, dirigidas a um público aproximado de 70 pessoas (em temporadas normais). Preserva características de sarau, com música e interação com a plateia, privilegiando shows exclusivos, com conceitos particulares sobre o repertório, como tributos, seleções especiais, efemérides, com programa distinto dirigido a um projeto cultural.

1 – DAS INSCRIÇÕES
1.1. Encontram-se abertas, no período de 01 de julho de 2022 até 31 de julho de 2022, as inscrições para artistas interessados em participar da programação do Projeto Ecarta Musical na Fundação ECARTA, em Porto Alegre.
1.2. As propostas serão avaliadas e selecionadas no dia 05 de agosto de 2022, por uma comissão de seleção, composta de três membros convidados e um representante da Fundação ECARTA.
1.3. Poderão participar do processo seletivo, músicos – cantore(a)s e/ou instrumentistas, grupos de todo o estado.
1.4. As inscrições serão feitas no formulário próprio: Formulário Edital Ecarta Musical 2022, que encontra-se no site da Fundação Ecarta – Ecarta Musical – Editais.
1.5. Os projetos deverão conter:
1.5.1. Título do show;
1.5.2. Histórico da formação musical e currículo dos componentes;
1.5.3. Sinopse do show;
1.5.4. Repertório com o nome dos autores;
1.5.5. Três fotos em boa resolução, informando o crédito do fotógrafo;
1.5.5. Clippings, reportagens e críticas publicadas sobre o músico/grupo;
1.5.6. Site e/ou links nas plataformas digitais e redes sociais.
1.5.7. Endereço, telefone e e-mail para contato.

2 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
a) Ineditismo da proposta;
b) Qualidade artística dos candidatos;
c) Currículo dos integrantes do grupo;
d) Detalhamento claro e coerente da proposta, informar o nome dos músicos acompanhantes, se tiver.
e) Propostas adequadas física e conceitualmente ao espaço onde ocorrerão as apresentações (fotos do espaço no site).
2.1. A Fundação ECARTA não aceitará recursos após a divulgação dos resultados, entendendo que a comissão de seleção é autônoma e soberana em suas decisões.

3 – DOS RESULTADOS
A divulgação dos selecionados será realizada no dia 09 de agosto de 2022, no site da Fundação Ecarta (www.ecarta.org.br).

4 – DOS ARTISTAS SELECIONADOS
4.1. Serão selecionados 08 (oito) artistas/grupos.
4.2. As apresentações deverão ter 50 (cinquenta) minutos de duração.
4.3. A ordem da apresentação será estabelecida pela Fundação Ecarta em conformidade com as agendas dos selecionados.

5 – DA CONTRATAÇÃO
5.1. Após o resultado dos selecionados, a coordenação do projeto entrará em contato para programar a ordem das apresentações e solicitar a documentação para realização do contrato. Sendo que o edital destina-se somente a pessoas jurídicas, de qualquer tipo, desde que tenha natureza cultural.

6 – DA COLABORAÇÃO FINANCEIRA
6.1. As apresentações selecionadas a partir deste Edital receberão por apresentação a quantia bruta de R$ 1.350,00 (mil e trezentos e cinquenta reais), incluindo encargos.

7 – DEMAIS CONSIDERAÇÕES:
7.1. O envio de propostas implica a total aceitação deste Edital.
7.2. Ao serem selecionados pelo projeto, os músicos e grupos musicais autorizam a Fundação Ecarta a utilizar em peças de divulgação do projeto: fichas técnicas, fotografia e áudio dos materiais de inscrição e dos espetáculos.
7.2.1. Considera-se peça de divulgação: relatórios, catálogos e demais produtos resultantes do projeto.
7.3. A Fundação ECARTA e os artistas selecionados assinarão contrato de prestação de serviços.
7.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação ECARTA.
7.5. Mais informações poderão ser obtidas na sede da Fundação ECARTA, na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre, pelo telefone (51) 4009-2970 ou ainda pelo e-mail: secretaria@fundacaoecarta.org.br.

 

Porto Alegre, 28 de junho de 2022.
Marcos Julio Fuhr
Presidente