Dionara Fuentes reabre temporada ao vivo

O projeto Ecarta Musical retoma as apresentações presenciais com a pianista Dionara Fuentes no show ‘Lista de Reprodução de Tempos e Afetos’. O limite é de 20 pessoas por ordem de chegada, com apresentação da carteira de vacinação com duas doses. Neste retorno dos shows com público, o projeto traz a novidade também da transmissão ao vivo pelo youtube.

A programação na retomada prevê Valéria Barcellos, Nei Lisboa, Sérgio Rojas, Tássia Minuzzo, Denizelli Cardoso, Cristiana Pretto e Unamérica para o palco da Fundação Ecarta nas próximas edições.

playlist da pandemia

Durante a pandemia o Ecarta Musical realizou 32 apresentações virtuais, veiculadas nas páginas da Fundação Ecarta. Todos os shows estão  disponíveis neste link no youtube

a artista
Com um repertório vasto e diverso, do erudito ao regional, da música popular brasileira ao jazz, Dionara se destaca pela qualidade e sobriedade de sua formação erudita, sem perder a espontaneidade da percepção musical que desenvolveu por tocar “de ouvido” desde criança. Explora todos os caminhos musicais, seja na docência, em arranjos, em trabalho solo ou com outros músicos.

repertório
Neste show intimista, foram escolhidas as músicas Força Atraente, Dionara em 6×8, de Plauto Cruz, seu parceiro musical por muitos anos. Não tem tradução, de Noel Rosa; Contato Imediato, de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte; Cinema Paradiso, de Ennio Morricone; Tantas Palavras, de Chico Buarque, entre outros temas.

Desde os anos 80 é profissional da música e professora das séries iniciais, e também arte  educadora, na musicalização, no ensino de teoria e percepção musical, harmonia e técnica pianística.

Em Porto Alegre desde 1993, participou de projetos e palcos como Blue Jazz e Musical Petropar, no Foyer Nobre do Teatro São Pedro; Musical Évora, Sarau no Solar, no Solar dos Câmara; Instituto Goethe, Instituto Cultural Brasileiro Norte-americano, Solar Palmeiro, Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, Salas Álvaro Moreyra e Radamés Gnatalli, Átrio do Santander Cultural, Auditório da Livraria Cultura, Café Concerto Majestic. Apresentou-se ainda no Theatro São Pedro, teatros Túlio Piva e Renascença, em edições da Feira do Livro de Porto Alegre e em espaços musicais da noite porto-alegrense como a Companhia de Sanduíches, Bar Opinião, Fellini Piano Bar, Bar Odeon, entre outros.

Participou de diferentes festivais como diferentes edições da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, FEEC de Santa Rosa, Festa do Mar de Rio Grande, Jazz às Pampas da Capital, Noite dos Pianos, em Bagé, e Canoas Jazz Festival. Também ministrou workshops no IFSul Bagé, IMBA e foi a pianista das JAM sessions do Festival Internacional de Música do Pampa, edição 2014.

Apresentou-se por muitos anos com o flautista Plauto Cruz, com o trompetista Luís Fernando Rocha, o violonista e maestro Toneco da Costa, o percussionista Fernando do Ó, participou de shows com Jerônimo Jardim, Tenison Ramos, Argus Montenegro, Amaury Copetti, Gilberto Oliveira, Sérgio Copetti, Dinho Oliveira, Sérgio Rojas, Ivone Pacheco, Marcos Ungaretti, Roy Schultz, Mark Mulley, entre outros expoentes da música brasileira e internacional.  Por aproximadamente 20 anos fez duo com o bandoneonista Rafael Koller, com destaque para a música latina.

De 2013 a 2015 realizou o projeto #começanasegunda, criado pela artista Jusselia Bengert Lima, na Estação Cultural MEME Santo de Casa, acompanhando ao piano músicos convidados a cada edição semanal.

Em 2018 participou do CD do compositor Otávio Segalla, no piano, teclados e arranjos. Neste mesmo ano passou a integrar o projeto Jazz na Escadaria.

 

data e horário
18 de setembro de 2021, 18h

local
Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943
Transmissão: página do youtube da Fundação Ecarta

entrada franca