Durque Costa Cigano: A lenda da noite de Porto Alegre

O cantor e compositor faz um apanhado de sua trajetória ao longo de mais de 50 anos de trajetória se apresentando na noite de Porto Alegre.

Com voz e violão, apresenta 15 músicas com composições  autorais  em  tom  autobiográfico  que recontam  sua  história  musical, acompanhado de Luiz Rossi, na flauta, e Paulo Prates Godoy, na percussão, históricos parceiros de palco.

No dia da apresentação também terá nove álbuns do seu trabalho lançados nas plataformas de streaming distribuídos pela Tratore em todas plataformas virtuais para celebrar o show no Ecarta. Esse resgate da obra é uma produção de Paulinho Parada, pesquisador doutorando em música pela Ufrgs e apadrinhado musical de Cigano.

grupo
Durque Costa Cigano, voz e violão
Luiz Rossi, flauta
Paulo Prates Godoy, percussão
Paulinho Parada, produção

Durque Costa Cigano, nasceu em 1950 em Porto Alegre. Observava de perto Lupicínio Rodrigues, Plauto Cruz e Jessé Silva, seu primeiro professor de violão. Viveu intensamente o período “pós-Lupicínio”, geração profícua de artistas da Música Popular Brasileira.

Passou pelos principais palcos da capital gaúcha, entre bares, teatros e casas de shows. Gravou dezenas de discos, LPs e CDs e participou de inúmeros programas de televisão como Jornal do Almoço, Fantástico e outros de emissoras de tv e rádio.

Com o famoso professor Darcy Alves, figura rondava bares, saraus e residências apresentando sua música. Parceiro de Lupicínio Rodrigues Filho em dezenas de canções

Oriundo de uma família musical, sempre viveu num ambiente de musicalidade e criação em meio a seus nove irmãos. Um deles é Domingos Costa, o “Papa do Cavaco. Também é tio de Pâmela Amaro, uma jovem cantora e já reconhecida intérprete do samba.

Foi com o fonograma “Porto City” que fez mais sucesso na capital, participando da coletânea do grupo Zaffari intitulada “Porto Alegre é demais”, figurando entre artistas como Kleiton e Kledir, Isabela Fogaça e outros.

Porto Alegre (Durque Costa Cigano)
A canção e a rosa (Domingos Costa)
Noites (Durque Costa Cigano e Luis Prestes)
Saudades da tristeza (Domingos Costa)
Apelo (Durque Costa Cigano e Paulo André Bertoletti)
Neguinho do morro (Durque Costa Cigano)
Vai meu samba (Durque Costa Cigano)
Cavaquinho de valor (Domingos Costa)
Seja feliz (Durque Costa Cigano e Paulinho Parada)
Meu nome é samba (Péti Carvalho)
Amor de carnaval (Durque Costa Cigano e Paulo André Bertoletti)
A voz do vento (Durque Costa Cigano)
Iemanjá (Durque Costa Cigano)
Pedalou meu barracão (Durque Costa Cigano e Lupicínio Rodrigues Filho)
Samba pro mano (Domingos Costa)

A discografia a ser lançada em todas as plataformas virtuais consiste no LP Porto City dos anos 1980, com a regravação de “Cadeira Vazia” de Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves, além da clássica “Porto City” e de “Naufrágio”, essa última com a flauta de Plauto Cruz.

Dos anos 1990 consta o álbum “É amor”, com a regravação de Nega Ângela do compositor Alexandre Rodrigues, além do CD “As melhores de Cigano”, com as canções Noites, Iemanjá, Danos e Saudades da tristeza.

Dos anos 2000, o álbum “Cigano, Delírios”, gravado ao vivo no Se Acaso Você Chegasse, com muitas parcerias e composições inéditas, figurando entre os parceiros Lupicinio Rodrigues Filho em “Meu amigo”, no dueto com Nego Zê (Azemar, sucesso no The voice) e “Ferida de amor”, parceria com Paulinho Parada.

Da década de 2010, o destaque é para os cds “Durque Costa Cigano, Eu canto assim” e “Durque Costa Cigano, A voz do vento”, trazendo sua canção autobiográfica intitulada “Neguinho do  morro”.

data
11 de novembro de 2023, 18h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

entrada franca