Duo Petrucci Zubaran no show Miralejos
O projeto Ecarta Musical 2025 recebe o duo Petrucci Zubaran com o espetáculo Miralejos, uma apresentação intimista que convida o público a uma imersão poética e sonora pelas paisagens culturais do Cone Sul. O duo é formado pelos músicos porto-alegrenses Rafael Petrucci (violão e voz) e Bernardo Zubaran (harmônica cromática e percussão), ambos bacharéis em Música Popular pela UFRGS.
No espetáculo, o duo apresenta um repertório com nove canções autorais, a maioria compostas por Petrucci em parceria com a poeta e antropóloga Marília Kosby, finalista do Prêmio Jabuti. Com forte apelo lírico e espaço para a improvisação, as canções transitam por sonoridades que evocam a vizinhança latino-americana, revelando os hibridismos e as conexões culturais entre o sul do Brasil e os países fronteiriços.
Miralejos, título também de uma das canções e de um poema de Kosby, traduz o espírito do espetáculo: um olhar atento para o entorno, com sensibilidade musical e literária. O show propõe um encontro entre a palavra e o som, entre a tradição da canção e a liberdade da criação artística.
Formado em 2021, o duo participou da 40ª edição do projeto Unimúsica – Música da Presença (UFRGS), ao lado da artista visual zarro, e, em 2022, apresentou o espetáculo Miralejos no projeto Cenas Mínimas, com participação especial do músico Pedro Borghetti. Desde então, segue em atividade desenvolvendo arranjos e novos trabalhos autorais.
trajetórias
Rafael Mattos Petrucci da Silva
Cancionista, pianista e professor de música. Natural de Porto Alegre, é bacharel em Música Popular pela UFRGS. Já participou dos projetos Unimúsica (2021) e Cenas Mínimas (2022), e atualmente desenvolve um trabalho intermidial com a poeta Marília Kosby, transpondo seus poemas para a canção e escrevendo ensaios sobre sua obra.
Instrumentista, com destaque para a harmônica cromática e o baixo. Atuou em gravações e apresentações com nomes como Jerônimo Jardim, Jéssica Berdet, Antônio Villeroy e Nei Lisboa. É bacharel em Música Popular pela UFRGS (2023) e participou do projeto Unimúsica – Com Sotaque do Sul (2019).
Angélica (Rafael Petrucci e Marília Kosby)
Bodoque (Rafael Petrucci e Marília Kosby)
Criolla (Rafael Petrucci e Marília Kosby)
Felina (Rafael Petrucci)
Canção de barro (Rafael Petrucci e Marília Kosby)
Sonho Surreal (Rafael Petrucci)
Tomar um mate contigo (Rafael Petrucci e Bianca Mayer)
Abuelaindia (Rafael Petrucci e Marília Kosby)
Miralejos (Rafael Petrucci e Marília Kosby)
data
24 de maio de 2025, 18 horas
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube
entrada franca