Duo Metapiano: Daniela Garcia e Elda Pires

Recital mostra a diversidade dos instrumentos como o trompete piccolo, cornet, flugelhorn, trompete e o eufônio executados pela trompetista Daniela Garcia, com acompanhamento da pianista Elda Pires que traz sua incrível habilidade de navegar através de cinco séculos de evolução da música.

No repertório, composições que vão do período barroco até a modernidade com compositores como Giuseppe Torelli,  Alexander Arutunian, Erik Satie, Gilles Herbillon, Enzo de Rosa, Guillaume Balay e C. Saint-Saëns.

a origem
Duo Metapiano nasceu em 2022, a partir das experiências da trompetista Daniela Garcia em sala de aula com alunos. Os estudantes desejavam conhecer mais sobre os diferentes tipos e timbres dos instrumentos de metais. Daí surgiu a ideia de um recital para demonstrar as variações desses instrumento com o exímio acompanhamento da pianista Elda Pires.

trajetórias

Daniela Garcia é trompetista, professora e produtora musical em Porto Alegre.

É bacharela em música pela UFPB e primeira mulher trompetista brasileira a conquistar o título de mestre em trompete, pela University of Massachusetts Amherst (2020). Idealizadora do “Encontro Pernambucano de Metais” (2015 e 2016) e Sopra Metais –  Brazilian Brass Festival (2020). Atualmente é professora de música na escola EArte e Aldeia da Fraternidade e é trompetista nos grupos “O Fabuloso Concerto”, “Bate e Sopra” e “Não mexe comigo que eu não ando só”.

Elda Pires é bacharela em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS.

Trabalhou como professora de piano na Fundação Municipal de Artes de Montenegro e como pianista acompanhadora na  Escola de Música Pablo Komlós, da OSPA. Dedicou-se, durante toda sua vida profissional, como pianista camerista e professora.

1) Giuseppe Torelli (1658-1709) – Concerto in D (trompete piccolo)
I – Allegro
II – Adagio Presto – Adagio
III – Allegro

2) Alexander Arutunian (1920-2012) – Concerto para trompete em Ab maior (trompete em Si bemol)

3) Erik Satie (1866-1925) – Gymnopédie n.1 (piano solo)

4) Erik Satie (1866-1925) – d’Edriophthalma (piano solo)

5) Gilles Herbillon – Fandanguito (eufônio)

6) Enzo de Rosa – Across de River and Into the Trees (eufônio)

7) Guillaume Balay (1871-1943) – Petite pièce concertante (cornet)

8) C. Saint-Saëns (1835-1921) – O cisne (flugelhorn)

data
8 de outubro de 2022, 18h

local
Avenida João Pessoa, 943. Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.

entrada franca

Obs.: A Fundação Ecarta está recolhendo doações para o projeto Cozinha Solidária, voltado à população em situação de rua. Podem ser doados insumos para molhos, como salsicha, linguiça, massa de tomate, milho, ervilha entre outros.