Duo de violão e acordeon traz sonoridades latinas

O violonista Matheus Alves e o acordeonista Guilherme Goulart sobem ao palco do Ecarta Musical com variedades sonoras e nuances, possibilitando uma viagem musical pelas distintas influências latino-americanas com pitadas de música brasileira e jazz. Os dois músicos são expoentes do virtuosismo na nova geração da música regional, explorando a espontaneidade e a improvisação com interpretações originais de clássicos e composições autorais.

No espetáculo, referências comuns como Luis Salinas, Néstor Gómez, Carlos Aguirre, Ernesto Snajer, Astor Piazzola, Richard Galliano, Yamandú Costa, Dominguinhos, Rudi e Nini Flores, Lúcio Yanel e Luis Carlos Borges acentuam as afinidades e sonoridades regionais de violão e acordeom

Duo nascido da amizade, trazem composições do primeiro álbum “Hermano Viejo”, além de releituras de clássicos da música latino-americana e mundial, possibilitando ao público uma viagem musical por várias culturas.

repertório
El Zapateo (Ernesto Snajer)
Candonga para Omar (Nestor Gómez)
Tarde de Sol (Matheus Alves)
Fulgor de Alborada (Nini Flores)
Sem Correr (Guilherme Goulart)
Milonga Gris (Carlos Aguirre)
Hurry (Hugo Fattorusso)
Vanerão Chorado (Guilherme Goulart e Paulinho Goulart)
Lamento Sertanejo (Dominguinhos)
El Choclo (Ángel Villoldo)
Hermano Viejo (Matheus Alves)
Para Troilo Y Salgán (Luis Salinas).

trajetórias

Natural de São Gabriel, é instrumentista, arranjador e produtor. Nos primeiros contatos com a música regional – principalmente os festivais nativistas – logo começou a estudar e atuar em outros gêneros musicais, absorvendo distintas influências que desenvolveram seu estilo único e peculiar de tocar. Desde 2010 reside em Porto Alegre, tendo participado de grandes espetáculos da cena regional e instrumental. Vem desenvolvendo junto ao grupo Instrumental Picumã um projeto de fusão experimental da música regional com influências platinas, latinas e outras vertentes da música mundial, como jazz, rock e erudito. O grupo vem recebendo grande aceitação pela crítica especializada, se apresentando nos mais distintos palcos do estado e do centro do país. Também atua como produtor musical e na área da docência, com graduação em Licenciatura em Música na Centro Universitário Metodista – IPA, ministrando aulas particulares e em grupo.

É acordeonista, compositor e arranjador, natural de Uruguaiana fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Influenciado por seu pai, o também acordeonista Eliseu Goulart, iniciou seus estudos musicais no acordeom de maneira autodidata já aos 8 anos de idade. Desde cedo sempre teve contato com a música instrumental de raiz. E aos 13 anos já integrava grupos de música e dança folclóricas dentro dos Centros de Tradições Gaúchas. A partir dos 20 anos participou ativamente do movimento dos festivais nativistas, onde acompanhou os maiores nomes da música regional gaúcha, sendo inclusive diversas vezes premiado como melhor arranjador e instrumentista. Atualmente desenvolve seus estudos e pesquisa sobre os diversos gêneros tradicionais da música gaúcha e brasileira e suas confluências, com a proposta de ressaltar as essências da cena atual e contemporânea, agregando valores de outras influências ao longo de sua curta, porém intensa, trajetória.

data e horário
18 de junho de 2022, 18h

local
Avenida João Pessoa, 943. Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.
Obs. Será exigida a apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19 e seguidos os protocolos de segurança sanitária.

entrada franca