Duo de canto lírico e acordeon

A cantora soprano Elisa Machado e o acordeonista Matheus Kleber exploram a liberdade que a música de câmara permite em suas interpretações e mesclam o canto lírico comd um instrumento que, no Brasil, geralmente é utilizado em manifestações artísticas populares, o acordeon. Além de desmistificar possíveis entendimentos de que os estilos são incompatíveis, Elisa e Matheus aproximam diferentes públicos à música erudita. No programa, canções brasileiras e francesas do século passado. A dupla homenageia compositores consagrados, como Heitor Villa-Lobos, Cláudio Santoro, Alberto Costa, Tom Jobim, Gabriel Faurè, Jules Massenet e Francis Poulenc. Os arranjos e as adaptações, em sua maioria, são de Matheus Kleber.

artistas

Graduada em música pela Ufrgs, habilitação em Canto. Iniciou os estudos de música no Conservatório Pablo Komlós, em 1993. Concluiu os cursos de Teoria e Percepção, básico de Trompete (com o professor José Maria Barrios) e avançado de Canto (com o professor Decápolis de Andrade). Entre 1996 e 2001, foi integrante do coro sinfônico da Ospa, onde atuou pela primeira vez como solista. Em 2005 e 2006 foi professora substituta de Canto na UFRGS, e em 2008 foi preparadora vocal do Coro Sinfônico da OSPA, ano em também foi docente do curso de extensão da Unisinos. Tem se apresentado com as principais orquestras do Estado em óperas e concertos, sob a regência de importantes maestros, como Evandro Matté, Antônio Carlos B. Cunha, Frederico Gerling Jr., Túlio Belardi, Leo Fuhr, Cláudio Ribeiro, Ion Bressan, Tiago Flores, Manfredo Schmiedt, Giuseppe Marotta (Veneza/Itália) e Isaac Karabtchevsky. Trabalha, também, na preparação vocal dos coros da Unisinos e da Ulbra. E, para ampliar os conhecimentos sobre voz, cursa Fonoaudiologia na UFRGS.

Começou seus estudos musicais na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte). Posteriormente, em 2006, radicou-se em Porto Alegre, onde se graduou em Composição pela UFRGS. Juntamente com o músico Pedro Franco, acaba de lançar IDA, o seu primeiro CD autoral, que recebeu cinco indicações para o Prêmio Açorianos em 2013. Também integra o grupo Xquinas, que recentemente lançou o DVD “Xquinando na Travessa Azevedo 79”. Ainda no âmbito da música instrumental, atua ao lado de músicos gaúchos consagrados, como Marcelo Caminha, Angelo Primon, Marcelo Corsetti e Nicola Spolidoro. Atualmente, além de suas atividades como músico é regente em três grupos: o Conjunto Instrumental da Fundarte, o coro “Cantarte” e o grupo “Cordas” de Montenegro.

data e horário
15 de março,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)