Composições instantâneas de Marcelo Armani


O artista sonoro e músico improvisador Armani apresenta o show Cíclico Estado de Objetos Manipuláveis – Improvisação Sonora Eletroacústica, concerto de composição instantânea e de livre improvisação com base na linguagem eletroacústica. O trabalho envolve instrumentos acústicos (bateria, metalofone e clarinete), eletrônicos (sintetizador, sampler e pedais de efeito) e alguns construídos por Armani, como a Piola e o Banjo du’Cheef (ambos são de cordas e foram concebidos a partir de materiais de uso doméstico, como bacia de pia e frigideira). O resultado deste show é uma série de composições que nascem a partir de um método conhecido como sound by sound ou processo de loop. O músico se vale da composição instantânea para construir as composições ao vivo. Assim, cada show é único.
Neste trabalho, o artista resgata algumas das fontes musicais contemporâneas que têm influenciado a sua sonoridade desde o início de 2007 – de nomes como Steve Reich, John Cage, Anton Walter Smetak, Naná Vasconcelos, Iannis Xenakis, Edgar Varèse, Panda Bear e do grupo Tortoise.

artista

Nascido em 1978, em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, é formado em Música pelo IPA e em Engenharia Mecânica pela UFRGS. Em 1998 começou a participar de projetos, de produção de CDs e realizar shows pelo Brasil e também pela Argentina e pelo Uruguai. Em 2007, passou a se dedicar a pesquisas sonoras que interagem com elementos eletroacústicos, aplicação e processamento de efeitos em tempo real sobre instrumentos de percussão e outros de construção própria. Alguns dos resultados desse trabalho foram compilados no primeiro álbum solo, Os Conceitos do Seu Mundo Definem a Sua Vida, lançado de forma independente em 2009. Realiza shows em vários estados do País, e também na Argentina e no Chile, e participa de importantes encontros e festivais do gênero. Entre 2010 e 2012, produziu trilhas sonoras para projetos de videoarte e curtas-metragens do artista visual que integra o Atelier Subterrânea, James Zortéa. Recentemente, ambos assinaram a produção do curta Concerto Concreto, do cineasta Gustavo Spolidoro, para o projeto Piscar de Olhos, do Canal Brasil. No início de 2012, fundou o 1take independent label (http://1take.hotglue.me), um selo para registros fonográficos independentes. Em outubro do mesmo ano, lançou o seu terceiro álbum pelo Luscinia Discos, de Granada, Espanha.

data e horário
18 de maio,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)