Clarissa Ferreira traz o show LaVaca 

LaVaca é o trabalho da multi-instrumentista, compositora e etnomusicóloga Clarissa Ferreira. Seu trabalho alia música e pesquisa, abordando questões que repensam o regionalismo gaúcho nos espaços sociais e na geografia local, a partir dos elementos simbólicos e códigos sonoros.

A pampa, as relações com a natureza e a mulher gaúcha são temas presentes nas letras das canções de seu repertório autoral, contando com poesias musicadas de Mário Quintana, Angélica Freitas e Maria Gabriela Saldanha.

LaVaca alia tradição e modernidade, trazendo a linguagem da música sulina, inclusiva e contemporânea e versando sobre o presente, através do uso de instrumentos acústicos e arranjos camerísticos de violões, violinos e percussões.

Bacharela em violino (UFPEL), mestra (UFRGS) e doutora (UNIRIO) em Etnomusicologia, pós graduanda em Arteterapia. Possui quatro singles lançados, e está lançando seu primeiro álbum autoral que se chama LaVaca (apoia.se/LaVaca).

Lançou em 2022 seu primeiro livro “Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul” pela Editora Coragem.
Em 2018 criou com a poeta e antropóloga Marília Kosby a performance Poesia Xucra apresentada na FestPoa Literária e na FLIP, em Paraty. Com o grupo As Tubas atuou como musicista, tendo dirigido musicalmente o espetáculo e álbum ao vivo Corpo | Espaço em 2019, indicado como melhor álbum no Prêmio Açorianos. Neste ano foi uma das residentes do Projeto Concha/ Natura Musical. Também em 2019 atuou como diretora musical dos espetáculos Pago Revisitado, Unimúsica UFRGS ao lado do músico Texo Cabral e no projeto Sonora Brasil/ SESC nos show Líricas Sulinas juntamente com a pianista Ana Fridman. Em 2020 lançou pelo selo Pedra Redonda o single e videoclipe “Satélites”, vencedor no Prêmio Profissionais da Música na categoria videoclipe, e o single e videoclipe “Mulheres da Guerra”. Compôs trilha sonora exclusiva para o filme “30 povos” para Canal Curta! (2020), para o espetáculo multi linguagens Limiar (2019) e para a série Enlace (2020).

Em 2021 na programação do Sonora Brasil SESC dirigiu o espetáculo Líricas Sulinas e apresentou o Webinar Sonoridades Sulinas, apresentando uma visão feminista da música do Rio Grande do Sul. Em 2022 dirigiu o espetáculo Líricas Sulinas contando com a presença da compositora pernambucana Lia de Itamaracá, na programação do Palco Giratório SESC 2022 no Theatro São Pedro. Como violinista já participou das gravações fonográficas de artistas como Aluisio Rockembach, Rita Zart, Ricardo Martins, Quarteto Coração de Potro, Gurias Gaúchas, Nina Wirtti, entre outros.

Já dividiu o palco com nomes como Danilo Caymmi, Rhaissa Bittar e Lia de Itamaracá.

Como professora já atuou no Curso de Graduação de Música Popular da UFRGS, e ministra aulas particulares de violino há mais de dez anos além de ter ministrado oficinas de criação musical para mulheres nos festivais Sonora Porto Velho – RO (2021), e na primeira edição do Festival Peitaço da Composição Regional (2019).

A vaca (Clarissa Ferreira/ Mário Quintana)
Flor de pedra (Susane Paz/ Clarissa Ferreira)
Abuelita (Clarissa Ferreira)
Flor extinta (Clarissa Ferreira/ Neuro Júnior)
Mulheres da Guerra (Clarissa Ferreira/ Lucas Ramos)
Gauche (Clarissa Ferreira/ Ana Matielo)
Satélites (Clarissa Ferreira)
Cavalo crioulo (Clarissa Ferreira)
Pampa (Clarissa Ferreira)
Cacilda (ClarissaFerreira/Marília Kosby)
Tiranas (Clarissa Ferreira/Maria Gabriela Saldanha)
Manifesto Líquido (Clarissa Ferreira)Os churrascos (Clarissa Ferreira/ Angelica Freitas).

 

data
22 de outubro de 2022, 18h

local
Avenida João Pessoa, 943. Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.

entrada franca

Obs.: A Fundação Ecarta está recolhendo doações para o projeto Cozinha Solidária, voltado à população em situação de rua. Podem ser doados insumos para molhos, como salsicha, linguiça, massa de tomate, milho, ervilha entre outros.