Canciones con Drama

Arthur de Faria & Pedro  Longes 

Com afinidades musicais que passam pela música popular, erudita e a música de fronteira, os músicos e compositores Arthur de Faria e Pedro Longes apresentam o show “Canciones con Drama”, trazendo um repertório que se atreve a cruzar fronteiras e a contar histórias a partir da dramaticidade e humor característicos dos artistas.
O show em duo acontece de maneira versátil e dinâmica, em arranjos ao redor de dois pianos, duas vozes e outros instrumentos como o acordeón. O repertório é composto de canções autorais dramáticas em português e espanhol, como “Primera Canción Tragica”, canção de Arthur para a trilha sonora do longa-metragem “Severina”; “Marcos, O Ausente”, composição de Pedro, que faz parte do seu disco “Canções de Amor e Solidão”, indicado ao Açorianos 2021. Também conta com releituras como “Vida em Marte”, de David Bowie, “Parte da Religião”, de Charly Garcia, “Hallelujah” de Leonard Cohen e “Dona Divergência”, de Lupicínio Rodrigues.

o show
Canciones con Drama que teve sua estreia em julho de 2023, no Teatro de Arena, em Porto Alegre. Após alguns encontros, shows realizados em palcos em comum e diversas afinidades musicais, os artistas se reuniram para um show combinando arranjos a dois pianos, vozes, acordeón e uma variedade de canções dramáticas, em português e espanhol.

Arthur de Faria é músico, arranjador e compositor. Doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS com tese sobre Lupicínio Rodrigues, produziu 28 discos e dirigiu 12 espetáculos. Escreveu 52 trilhas para cinema e teatro em Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires. Lidera a Tum Toin Foin Banda de Câmara. Lançou 20 álbuns, EPs e singles e tocou em meia dúzia de países. Ministra cursos sobre música popular brasileira no Brasil, Argentina e Uruguai. Trabalhou 23 anos em rádio e três em jornal. Publicou ensaios, artigos, fascículos e livros sobre música popular – entre eles “Elis: Uma Biografia Musical”, “Porto Alegre: uma biografia musical” e “Lupicínio: Uma biografia musical”.

Pedro Longes é cantor, compositor, instrumentista e educador, com trabalhos que dialogam com a música popular brasileira, a música erudita e sonoridades latino-americanas. Com quatro discos lançados, “Conexión” (2015), “Longes Canta Spinetta” (2018), “Canções de Amor e Solidão” (2021), este indicado em duas categorias ao Prêmio Açorianos de Música 2021, e “Sinestesias” (2021), realizou diversos shows, inclusive no Chile, lugar em que viveu e estudou música durante quatro anos.

Parte de la Religión (Charly Garcia)
Samba Erudito (Pedro Longes)
Buquê (Pedro Longes)
Gotas Rotas (Arthur de Faria / Vitor Ramil)
Passada (Arthur de Faria)
Nem Fudendo (Arthur de Faria)
Dona Divergência (Lupicínio Rodrigues)
Riqueza (Pedro Longes)
Primera Canción Tragica (Arthur de Faria / J.R. Wilcock)
Marcos, o Ausente (Pedro Longes)
Vida em Marte (David Bowie / tradução Arthur de Faria)
El poeto (Arthur de Faria/Acho Estol)
Hallelujah (Leonard Cohen / tradução Arthur de Faria)

data
9 de março de 2024, 18h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

entrada franca