Batuque de Cordas

Essencialmente instrumental e violonístico, com músicas compostas ou arranjadas especialmente para essa formação. Os violões de Vinicius Correa e Claudio Veiga compõem uma intensa trama musical cheia de timbres, ritmos e melodias em constante diálogo. A apresentação conta a história dessa trajetória apresentando as músicas mais importantes gravadas pelo duo e as mais constantes em seus concertos e projetos realizados. No repertório, Cidade Baixa, Passarada, Namou, Beira-Rio, Imagens, Samba de Viola, Milonga do Vento, Batuque de Cordas, Ponteado, Apimentado (Vinicius Correa), Dança dos Bichos (Claudio Veiga), Adeus Priminha (Domínio Público). Mais em www.batuquedecordas.com

BATUQUE DE CORDAS – Representantes da música instrumental produzida no Sul do país, o duo de violões Batuque de Cordas construiu uma sólida carreira musical desde o lançamento de seu primeiro CD em 2002. Já na estreia foi aclamado com o Prêmio Açorianos de Melhor grupo de Música Instrumental e Melhor CD Instrumental. Desde então, o trabalho marcadamente autoral dos violonistas Vinicius Corrêa e Claudio Veiga veio ganhando espaço e reconhecimento. As atuações do duo ultrapassaram os limites da cidade e do estado e também conquistaram muitas plateias no Brasil e no exterior.

artistas

Iniciou seus estudos musicais no Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo no ano de 1983 e, a seguir, na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini, entre 1986-88 estudando no Curso Técnico em Música (Especialização em Instrumento – violão e flauta-doce). Estudou com Eustáquio Grillo (violão), Lia Rejane Barcelos (Musicoterapia), Lincoln Andrade (canto coral), Sergio Vasconcellos Correa (harmonia) e Ruffo Herrera (composição). Participa como músico do Grupo Cuidado Que Mancha – Música – Teatro e Literatura de Porto Alegre desde o ano de 2006; compôs a Trilha do Espetáculo de Teatro de Sombras O Patinho Feio em 2008 que recebeu o Prêmio de Melhor Trilha Sonora do Prêmio Tibicuera de Teatro de Porto Alegre em 2010.

Nasceu em Porto Alegre em 1965 e iniciou os estudos de violão clássico em 1982 no Liceu Musical Palestrina em Porto Alegre. Em 1999 foi um dos organizadores e fundadores da Associação Gaúcha do Violão onde exerceu o cargo de vice-presidente e coordenou a edição das Revistas Assovio. Foi um dos compositores selecionados na sétima edição do Encontro Latino-americano de compositores, e teve a estreia de uma obra sua na mostra realizada em maio de 2001 em Porto Alegre.

data e horário
20 de julho,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)