Barlavento apresenta Piazzolla 100 anos 

Amauri Iablonovski , Renato Luis Pereira dos Santos, Gustavo Arthur Müller e Marcos André Aschau fazem uma homenagem ao músico argentino, considerado um dos maiores compositores latino-americanos, com extensa obra reconhecida em todo o mundo. O repertório reúne nove músicas, entre elas, Café 1930, da Suíte História do Tango, Libertango, Oblivion e Trilogia do Anjo.

os músicos

 (sax alto)

Primeiro saxofonista concursado do Rio Grande do Sul, é professor de saxofone na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) desde 1995 e na Uergs desde 2011.. Foi professor de flauta transversal e saxofone na UPF (Universidade de Passo Fundo) durante 10 anos, e lecionou flauta na UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) durante 2 anos.

Ganhador do Troféu Açorianos de Música na categoria dos sopros e vencedor por duas vezes do Festival de  Choro de Porto Alegre , tendo também destaque em outros festivais do Rio Grande do Sul.

Na área erudita, participa ativamente como músico contratado pela Ospa em inúmeros concertos, tendo já atuado como solista junto à orquestra do Theatro São Pedro, também por diversas vezes. Atua na área popular em shows e gravações de discos de diversos estilos. Atualmente, trabalha com o “Quarteto Pictures” e a “Confraria do Sax”, sendo este último, representante do Departamento de Música da UFRGS.

Alguns artistas com os quais atuou em gravações e espetáculos:

  • Orquestra Sinfônica da PUCRS
  • OPPA (Orquestra Popular de Porto Alegre)
  • Nico Nicolaiewski
  • Hique Gomez
  • Ângela Jobim
  • Sérgio Rojas
  • Papas da Língua
  • Adriana Marques
  • Peri Souza
  • Jorginho do Trompete
  • Bibi Ferreira
  • Totonho Villeroy
  • Paula Santoro
  • Da Guedes
  • Tequila Baby
  • Neto Fagundes
  • Bee Gees Australian Covers

Ministrou cursos de férias na FUNDARTE em Montenegro e em Passo Fundo, curso extensão em instrumentos musicais na UFRGS, e coordenou e ministrou o laboratório de saxofone promovido pelo Instituto de Artes da UFRGS. Em janeiro de 2012 .participou como professor de saxofone do  Curso Internacional de Música em Pelotas-RS promovido pelo SESC.

  (sax tenor)

Graduado em saxofone pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2009, tendo como professor Amauri Iablonovski;

Participação no Festival de Música de Jaraguá do Sul em 2010, tendo como professor Dílson Florêncio;

Membro do grupo de saxofones “Confraria do Sax”, fundado em 2002;

Participação na Orquestra de Sopros Eintracht, de Campo Bom, no ano de 2008;

Integrante da Banda Municipal de Campo Bom desde 1998;

Professor de saxofone em escolas de música;

Integrante do grupo Barlavento (quarteto de saxofones e percussão), desde 2013.  

 

(sax soprano)

Iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade na Escola Divino Mestre com o professor Jarbas Griebeler, em São Leopoldo, com o instrumento flauta doce, o qual estudou até completar dez anos, partindo então para o estudo do saxofone. Estudou saxofone com o professor Renato Santos, e tornou-se músico profissional aos quinze anos. Formou-se no curso Técnico em Música da Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP) – Faculdades EST de São Leopoldo/RS em 2007, com ênfase no instrumento saxofone. Graduado em Música pela UFRGS, onde estudou saxofone com o professor Amauri Iablonovski. Participa de workshops, masterclasses e festivais, como o IV Encontro Internacional de Saxofonista de Tatuí/SP. Já atuou nas principais orquestras do RS como músico convidado, dentre elas a Orquestra Unisinos/Anchieta, Orquestra Filarmônica da PUC/RS, Orquestra Sinfônica da UCS e Orquestra Sinfônica de Gramado. Atualmente é músico convidado das Bandas Papas da Língua e Dingo Bells, atuando no naipe de sopros com saxofones tenor e barítono; Ocupa os cargos de músico (1o saxofone alto) e diretor artístico da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. É criador do grupo Barlavento Quarteto de Saxofones, grupo este que atua desde 2005 difundindo a música de câmara e o repertório específico de quarteto de saxofones. Com o Barlavento gravou o primeiro cd do grupo, Ventos de Natal, com repertório natalino.

 

 – Sax barítono – Direção musical

Sax barítono e direção musical do Barlavento Quarteto de Saxofones;

Licenciado em Música pela UERGS (Montenegro/RS) em 2007;

Pós-Graduado em Educação Social;

Estudou com os professores Amauri Yablonowski (RS), Luizinho Santos (RS), Rodrigo Capistrano (PR), Idriss Bodriouá (RJ), Daniel Bessnier (França) e Marcelo Piraíno (RS).

Tem participação em diversos cursos, seminários e workshops, em âmbito nacional e internacional nas áreas de performance e educação musical;

Integrou durante 10 anos (1999-2009) a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo/RS como primeiro saxofone alto;

Atuou como coordenador do naipe de madeiras e maestro auxiliar da Orquestra Cantares de Dois Irmãos/RS entre os anos de 2000 a 2009.

Professor de saxofone e clarinete na ASCARTE/Instituto de Educação de Ivoti/RS;

Coordenador do naipe de madeiras da Orquestra de Sopros de Ivoti/RS;

Docente na Faculdades EST – São Leopoldo/RS, onde leciona  no curso Técnico em Música, Técnico em Composição e Arranjo, no Bacharelado em Musicoterapia e na Licenciatura em Música;

Já atuou como músico convidado junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), sob a regência dos maestros Manfredo Schmitt, Júlio Medaglia e Isaac Karabichevski; como solista, na Orquestra Sesi Fundarte sob a regência de Antônio Carlos Cunha e junto à Orquestra Filarmônica da Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS, sob a regência de Frederico Gerling Júnior.

 

quarteto

O quarteto tem uma forte influência da música latina e, embora privilegie a música brasileira, apresenta uma proposta estética que mescla ritmos brasileiros, portenhos e caribenhos ao jazz.

O Barlavento já ocupou o palco do Ecarta Musical há 8 anos, em 6 de julho de 2013, com o show Ventos do Sul, apresentando arranjos inéditos do cancioneiro do Rio Grande do Sul mesclando tradição e elementos da música contemporânea.

data e horário
10 de julho de 2021, 18h

local
Transmissão pelas páginas da Fundação Ecarta – Facebook, Instagram e Canal do Youtube

entrada franca

show