Barlavento apresenta Ventos do Sul


O espetáculo traz como proposta a popularização da formação instrumental do quarteto de saxofones, agregando a percussão, visando com isso a confecção e execução de arranjos inéditos do cancioneiro do estado do Rio Grande do Sul, o qual recebe grande influência dos seus vizinhos portenhos, através de ritmos como milonga e chamamé. O repertório mescla tradição com elementos da música contemporânea. Dentre as músicas, Taquito Militar (Mariano Mores), Milonga (Jorge Cardoso), Suíte Gaúcha (Lupicínio Rodrigues/Tito Madi/Simão Goldmann), Canto Alegretense (Bagre Fagundes), Trilogia do Anjo e Años de Soledad (Astor Piazzolla), Mercedita (Ramón Sixto Rios), Gaudêncio Sete Luas (Luiz Coronel e Marco Aurelio Vasconcellos), Amarraditos (Pedro Pérez & Margarida Durán), Milonga para as Missões (Gilberto Monteiro), Baile de Candeeiro (Os Mirins).

BARLAVENTO QUARTETO DE SAXOFONES – Formado em 2005, a partir da reunião de um grupo de saxofonistas com o objetivo de realizar prática instrumental e pesquisa de repertório para quarteto de saxofones. Barlavento significa a direção de onde sopra o vento, o vento que infla as velas. Levado por este sopro o quarteto busca aprimorar sua execução e interpretação, mantendo constante o cuidado com afinação, timbre e sonoridade. Tem uma forte influência da música latina e, embora privilegie a música brasileira, apresenta uma proposta estética que mescla ritmos brasileiros, portenhos e caribenhos ao jazz.

artistas

Sax barítono. Licenciado em Música pela Uergs em 2007, pós-graduado em Educação Social. Estudou com os professores Amauri Yablonowski (RS), Luizinho Santos (RS), Rodrigo Capistrano (PR), Idriss Bodriouá (RJ), Daniel Bessnier (França) e Marcelo Piraíno (RS). Integrou durante 10 anos (1999-2009) a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo/RS como primeiro saxofone alto; atuou como coordenador do naipe de madeiras e maestro auxiliar da Orquestra Cantares de Dois Irmãos/RS, entre os anos de 2000 a 2009. Professor de saxofone e clarinete na Ascarte/Instituto de Educação de Ivoti/RS; coordenador do naipe de madeiras da Orquestra de Sopros de Ivoti/RS; docente na Faculdades EST, de São Leopoldo/RS.

Iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade com o instrumento flauta doce, o qual estudou até completar dez anos, partindo então para o estudo do saxofone. Neste instrumento encontrou sua vocação. Estudou com o professor Renato Santos, e tornou-se músico profissional aos quinze anos. Formou-se no curso Técnico em Música da Escola Sinodal de Educação Profissional (Esep) – Faculdades EST de São Leopoldo/RS em 2007, com ênfase no instrumento saxofone. Desde então, participa de workshops, masterclasses e festivais.

Bacharel em música na Ufrgs – ênfase saxofone na classe do prof. Amauri Iablonovski; saxofonista na Orquestra de Sopros Eintracht (Campo Bom/RS), de 2002 a 2008, e na Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (RS) desde 2006/ líder de naipe desde 2011. Professor da escola de música Sol & Companhia (Novo Hamburgo/RS) durante os anos de 2008 e 2009, e a partir de 2012.

Graduado em saxofone Ufrgs em 2009, tendo como professor Amauri Iablonovski; membro do grupo de saxofones Confraria do Sax, fundado em 2002; integrante da Banda Municipal de Campo Bom desde 1998; professor de saxofone em escolas de música.

É músico, produtor musical e audiovisual. Já atuou em diversas áreas do audiovisual, trabalhando principalmente com gravação e mixagem de áudio. É baterista, percussionista e pianista. Já tocou ao lado de grandes músicos do cenário regional como Nei Lisboa, Frank Jorge e Serginho Moah. Atualmente participa como produtor e baterista da banda Oh! e como percussionista do Barlavento Quarteto de Saxofones. Formação de Músicos e Produtores de Rock e especialização em Cinema pela Unisinos.

data e horário
06 de julho,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)