Andrea Perrone no show autoral High

Em comemoração aos seus 10 anos de carreira como violonista solo e compositora para violão, Andrea Perrone lança o show High, no qual revisita algumas composições de seus primeiros discos, Page One e In Pietra, além do single Zihua, bem como o novo repertório, que estará em seu próximo disco, em fase de gravação.

O show tem repertório 100% autoral. Como característica de seus trabalhos anteriores, neste, Andrea vai além no novo projeto, inovando ainda mais no uso de afinações alternativas, fora do padrão convencionado para a execução do instrumento.

A instrumentista vem ampliando o uso de capos curtos na composição de suas músicas, acessórios que modificam a afinação de uma série de cordas, técnica pouquíssimo usada no Brasil, particularmente no violão de cordas de nylon.

Violonista e compositora porto-alegrense, é dona de um violão de personalidade, percussivo e rico em harmonias. Autodidata, transita com facilidade por várias vertentes musicais desde a MPB, passando pela música folclórica, Flamenco, Blues e Jazz.

Com sua musicalidade e virtuosismo, chamou a atenção de importantes veículos do violão e da música instrumental, tanto do Brasil como do exterior. Tem várias premiações e já se apresentou em palcos e festivais no México, Argentina, Colômbia, Canadá, Inglaterra e Itália. Entre seus principais prêmios recentes estão o Prêmio Profissionais da Música (PPM) 2021 como Melhor Compositora Instrumental e Melhor Instrumentista Popular Feminino.

Nos últimos anos, Andrea conquistou importantes prêmios da música instrumental no Brasil quando começou a apresentar suas composições de violão-solo. Em 2013, gravou Page One, seu primeiro EP de violão-solo autoral. Como desdobramento da divulgação de seu repertório, em 2014 foi selecionada através do Projeto Espírito Mundo para integrar a Brasilicata Tour na Itália.

Ao retornar da Itália, concebeu o projeto, In Pietra: Solos e Canções na Basilicata, o qual reúne músicas compostas durante sua estada no velho continente em show, EP e registro fotográfico, e tocou esse repertório pelo Brasil em 2015.

Em 2016, realizou uma série de shows no exterior. Fez 7 shows no México, no Zihuatanejo International Guitar Festival nas cidades de Zihuatanejo e Ixtapa, tocando ao lado de importantes nomes do violão mundial como Maneli Jamal, Shai Sebbag e Catherine Capozzi. O sucesso foi tanto, que Perrone retornou ao festival em 2017 para outra série de shows.

O ano ainda guardava outras surpresas, como a indicação ao Prêmio Profissionais da Música 2017 – Categoria Autora e Compositora, a menção de seu trabalho em artigo na prestigiada revista francesa Guiatare Sechè Le Mag, além de convite para 9 shows no Lancaster Music Festival na Inglaterra. Também lançou a versão internacional do seu primeiro EP “Page One”.

Desde 2016 escreve sobre violão no portal www.violaoeponto.com.br, a convite do coletivo Violão e Ponto – Clube do Violão Solo.

Em 2018, foi indicada e finalista ao Prêmio Profissionais da Música 2018 – Categoria Instrumentista Popular e foi a primeira brasileira a ser selecionada para o Canadian Guitar Festival, o maior e mais tradicional evento de violão fingerstyle do Canadá.

Em 2019, Andrea participou da Mostra Cordas Dedilhadas em homenagem as mulheres musicistas e compositoras no Unibes Cultural em São Paulo. Entre outras coisas, tocou no Projeto Assovio Vertentes em Minas Gerais, no Projeto Violões do Mundo em Porto Alegre, no Jazz B em São Paulo, na SIM São Paulo e na Casa do Violão em São Bernardo do Campo. Também recebeu o convite de André Geraissati para dividir um show no Projeto Violão Brasileiro no SESC – Jundiaí – SP. Participou da Coletânea “Sem Palavras II” do selo Scream & Yell e lançou o single “Zihua”.

Em 2020, participou de muitos projetos, em destaque: SESC ConVida – Líricas Femininas, Casa-museu em Casa da Fundação Ema Klabin, 1ª Mostra de Mulheres Violonistas, Año Nuevo, Música Nueva por AIVIC – Associação Internacional de Violonistas Compositoras e Pocket Show Tinhosidade pelo FAC – RS.

Em 2021, participou do Festival Violão e Ponto ministrando o curso “Produção de Vídeo Para Violonista”. Também ministrou para o SESC – SP o curso de “Produção de Vídeos Para Músicos”. Fez várias lives, entre elas no Festival Rote La Guitarra da Colômbia e no Festival Internacional de Guitarra Maria Luisa Anido de Buenos Aires – Argentina.

Foi convidada pela plataforma de streaming ZAPMusic para produzir uma série de vídeos abordando temas relacionados a administração de carreira violonística. Foi convidada para integrar o projeto “Sotaques do Violão – Série Mulheres Gaúchas”. Lançou AmPe, uma série de vídeos com música e sobre música produzidos em conjunto com Chris Amoretti que são veiculados nos seus perfis pessoais nas redes sociais. Foi convidada pelo Coletivo AssovioVertentes a participar do Festival Escrita Fina – Composição em Pauta para lançamento de composição inédita. Também lançou obra inédita no Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas. Foi convidada pela Fundação Ema Klabin(SP) para participar de live na Semana Violão e Ponto abordando o papel da mulher na música. Foi segunda colocada no eFestival Instrumental. Venceu o Prêmio Profissional da Música nas categorias: Instrumentista Popular Feminina e Compositora Instrumental. Foi selecionada pela organização do Prêmio Profissionais da Música para ministrar o workshow “Desbravando Capos Curtos e Afinações Alternativas no Violão”. Além disso, integrou a Coletânea Internacional “Somente Mulheres” lançado pela Academia Livre de Violão. Participaram do disco 16 violonistas das américas e europa.

Discografia: EPs de Violão-Solo Autoral:

Page One (2013)

In Pietra: Solos e Canções na Basilicata (2015)

Page One (2017) – Versão internacional

Coletânea Sem Palavras II do selo Scream&Yell (2019)

Single Zihua (2019)

Coletânea Somente Mulheres (2021)

Principais Prêmios:

– Prêmio Profissional da Música – 2021

Melhor Instrumentista Popular Feminino

– Prêmio Profissional da Música – 2021

Melhor Autora Instrumental

– eFestival Instrumental – Brasil

2º Lugar com a Música “Tinhosidade”

– FAMPOP – Feira Avareense da Música Popular- Avaré – SP

Melhor Música na Categoria Instrumental – “Transvesuviana” – 2018

– Festival de Música Instrumental Para Viola, Violão e Guitarra de Vinhedo-SP

2º Lugar com a Música “Tinhosidade” – 2011

– Festival de Música Instrumental Para Viola, Violão e Guitarra de Vinhedo-SP

3º Lugar com a Música “Ontonte do Infinito” – 2012

– FAMPOP – Feira Avareense da Música Popular- Avaré – SP

Melhor Música na Categoria Instrumental – “Tinhosidade” – 2015

Principais Eventos onde já se apresentou:

– Brasilicata Tour 2014 (Matera – Itália)

– Zihuatanejo International Guitar Festival 2016 e 2017 (Zihuatanejo – México)

– Lancaster Music Festival 2017 (Lancaster – Inglaterra)

– Canadian Guitar Festival 2018 (Kingston – Canadá)

– Festival Rote La Guitarra 2021 (Colômbia)

– Festival Internacional de Guitarra Maria Luisa Anido 2021 (Buenos Aires – Argentina)

– Feira Internacional de Música do Sul – FIMS 2016 (Curitiba – Paraná)

– TUM Sound Festival 2018 (Florianópolis – SC)

– Festival Morrostock 2019 (Santa Maria – RS)

– Festival DEMOSUL 2016 (Londrina – Paraná)

– 18ª Mostra de Cordas Dedilhadas 2019 (São Paulo – SP)

– Festival Escrita Fina – AssoVio Vertentes – (São João Del Rey – MG)

– Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas 2021 (Itajaí – SC)

– Assovio Vertentes 2019 (São João Del Rei – MG)

– Noite dos Museus 2019 (Porto Alegre – RS)

– 1º Festival Internacional de Música do Mercosul 2013 (Rio Grande – RS)

– Clube do Violão Solo (São Paulo – SP)

– FAMPOP- Feira Avareense da Música Popular (Avaré – São Paulo)

– FAM – Festival de Música de Alta Mogiana (Ribeirão Preto – São Paulo)

– FEJACAN- Festival Jacarezinhense da Canção (Jacarezinho – Paraná)

– Festival de Música Instrumental Para Viola, Violão e Guitarra de Vinhedo (Vinhedo – SP)

– Livraria Cultura (Porto Alegre – RS)

– Teatro Bruno Kiefer (Porto Alegre – RS)

– Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre – RS)

– Auditório Luis Cosme da Discoteca Pública Natho Henn (Porto Alegre – RS)

– Centro Cultural (Alegrete – RS)

– Teatro Carlos Carvalho (Porto Alegre – RS)

– Café Fon Fon (Porto Alegre – RS)

– Centro Cultural de Torres – Dia da Música (Torres – RS)

– Jack Music Pub (Curitiba – Paraná)

data e horário
2 de julho de 2022, 18h

local
Avenida João Pessoa, 943. Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.
Será exigida a apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19 e seguidos os protocolos de segurança sanitária.

entrada franca

Obs.: A Fundação Ecarta está recolhendo doações para o projeto Cozinha Solidária, voltado à população em situação de rua. Podem ser doados insumos para molhos, como salsicha, linguiça, massa de tomate, milho, ervilha entre outros. Luvas, tocas, meias e cobertores também são bem-vindos.