A vida em seis por oito

O show é uma adaptação inédita para o Ecarta Musical da trilha sonora do espetáculo de dança, música e artes plásticas A Vida em Seis por Oito para o formato de jazz quartet. No palco, o bailarino e percussionista John Gaúcho, o violonista Miguel Azambuja, o pianista Malcoln Roberts e o baterista Diego Scliar. Gaucho fará também uma performance especial de sapateado percussivo.
Disposto a embaralhar tradição e modernidade e conduzido pela pulsação do ritmo conhecido como 6×8, o espetáculo instrumental faz o intercâmbio de linguagens na fusão de ritmos como a chacarera, o malambo e a zamba com os elementos do jazz moderno. Com estilo próprio e transgressor, o trabalho também flerta com componentes do flamenco e do folclore sul americano.
No repertório O que restou da tarde, Cores e aromas, Porteiras e De ventura a paco (Miguel Azambuja); e Mônica (Ney Conceição), entre outras.

A VIDA EM SEIS POR OITO – John Gaucho começou a produção do espetáculo, em 2012, com a reunião de importantes artistas e pesquisadores do cenário nacional com o instrumentista Ney Conceição, o artista plástico Pas Schafer e a pesquisadora educacional Denise Lannes. Miguel Azambuja assinou a direção musical do espetáculo e criou a maior parte das músicas do roteiro. O espetáculo foi apresentado no Rio de Janeiro no mês de julho de 2013, aclamado pelo público. Com o sucesso destas apresentações o formato de jazz quarteto/pocket show surgiu como um desdobramento natural do projeto inicial. O repertório tem como fio condutor uma seleção de músicas no ritmo Seis por Oito ou em outros compassos compostos derivado dele.

artistas

Sapateador, coreógrafo e diretor, reconhecido pelo seu virtuosismo técnico e sua capacidade de integrar diferentes manifestações artísticas. Estudou balé folclórico durante 10 anos, entre 1990 e 2000 em Cruz Alta, sua cidade natal. Neste período estudou também as mais diversas modalidades de dança, incluindo balé clássico. A partir de sua experiência procurou pesquisar novas formas de mudar o tradicional e mesclar técnicas de balé folclórico, sapateado, percussão, dança tradicional gaúcha, música instrumental, música eletrônica, teatro e qualquer outra referência que se alinhasse às suas apresentações. Desenvolve suas atividades artísticas há mais de 23 anos e tem no currículo mais de 3 mil apresentações, além de incontáveis cursos e aulas ministradas em cerca de 300 cidades brasileiras e de países como França, Estados Unidos, Argentina, Japão, Líbano, Uruguai, Paraguai, Romênia, Alemanha, Rússia e no Principado de Mônaco. Desde 2006 dirige um quadro dentro do espetáculo Vai Brasil, o show folclórico mais tradicional do Brasil que acontece diariamente na cidade do Rio de Janeiro. É responsável pela concepção e direção geral de espetáculo de dança, música e artes plásticas A Vida em Seis por Oito.

Natural de Cruz Alta (RS), filho de mãe pianista e pai violonista, teve iniciação musical aos 11 anos e com o piano. Estudou de 1981 a 1983 no Conservatório de Música Maria Augusta Prates, em Cruz Alta. Em 1984, iniciou os estudos do violão. Neste mesmo ano iniciou a participação em festivais nativistas na primeira edição da Coxilha Piá, com o Grupo Terra Nova. Como instrumentista, arranjador e/ou compositor, tem participado de inúmeros festivais e eventos nativistas, dentre eles: Califórnia da Canção Nativa, Moenda da Canção e Tertúlia Nativista. Acompanhou músicos, poetas, cantores e artistas reconhecidos, como Yamandu Costa, Osmar Baruti e Luis Carlos Borges. Suas principais influências musicais são Tom Jobim, Pat Metheny, Paco de Lucia e Astor Piazzola e seu estilo musical fundamenta-se na mistura de gêneros musicais do folclore sul-americano e latino.

Bacharel em produção musical e engenharia de som pela Berklee College of Music (2000), com formação especial em Drummers Collective (Nova York 2006) e em Latin Jazz pelo Instituto Superior de Arte de Cuba (1991). Estudou com importantes bateristas de projeção internacional como Tom Bretchlein, Kenwood Dennard, Rod Morgenstein, Casey Schurrel, John Ramsay, Gary Chaffee, Jim Chapin. Já gravou com vários artistas, como Pretty Cool Chair (EUA), Paolo Vanoccini (Itália), Maya (Israel), Christian Fabian (Suécia), Célio Brant; e realizou performances ao redor do mundo com Robertinho Silva (show com dois baterias), Powertrio, Carlton Holmes, Conexão Brasil, Orquestra Ligeira da Povoação, The Only Jazz Quartet, Exile Jazz, Jerry Cecco Big Band (jazz), Clarence Thompson and the New Spirits (gospel), Morris (rock), Tribute to Fela Kuti (afro-pop), Drummers Collective drumline, União da Vila Iapi (samba), Banda Filarmónica Marcial Troféu, 3º e 5º Festival de Jazz de Ponta Delgada, Povoação Jazz Band, Festival Caravela D’ouro – Povoação (2003, 2004 e 2005), entre outros.

Pianista e arranjador. Natural de Itatiba/SP, iniciou sua carreira musical aos sete anos de idade, no Conservatorio Teresiano del Uruguay, estudando piano clássico. Atua como músico e arranjador em importantes projetos da música popular gaúcha e brasileira, acompanhando nomes como Produto Nacional, Dama da Noite, Motivos Óbvios, Enzo e Rodrigo, Daniel Torres, Claus e Vanessa, Vinny Bonotto, Alemão Ronaldo, Edu Ribeiro, Maskavo, Vitória Soul, Pirisca Grecco, dentre outros. Também trabalha com artes visuais e produção fotográfica conceitual para bandas e músicos, buscando transmitir para o sensor da câmera a imagem almejada pelo artista.

data e horário
05 de outubro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)