A Trinca

Reunião de três dos mais destacados instrumentistas dos últimos anos no Rio Grande do Sul: Angelo Primon (viola caipira, viola de cocho, sitar e violões), Marcelo Corsetti (guitarras) e Matheus Kleber (acordeon). Todos com trabalhos próprios, neste show propõem releituras de suas músicas mantendo as melodias, mas com novos sons e arranjos, mas também releituras de artistas que formam a base de influências do trio como Pat Metheny e Beatles: Pequena estória, Los manos e Música boba (Angelo Primon); Milonga manca (Matheus Kleber); Better days ahead (Pat Metheny), Na viola do Teteco, Treizinho e Zoca (Marcelo Corsetti); Mantreando com os amigos (Primon/Kleber/Corsetti); Norwegian wood (Beatles).

artistas

Com 22 anos de carreira, o instrumentista, compositor e produtor portoalegrense já atuou com artistas de várias tendências, como Marcelo Delacroix, Vanessa Longoni, Renata Adegas, Nico Nicolaiewski, Hique Gomez, Adriana Deffenti, Nei Lisboa, Arthur de Faria, Banda Municipal de Porto Alegre e Daniel Drexler. Foi vencedor do Troféu Açorianos como melhor instrumentista de MPB em 2006 e 2008, sendo indicado para esta mesma categoria nos anos de 2000, 2003, 2004, 2007 e 2009. Já assinou trilhas para dança, teatro e cinema além de jingles publicitários. Teve seu álbum de estreia, Mosaico, premiado com o Troféu Claves do Sul – IEM (Instituto Estadual de Música) em 2004, Troféu Açorianos de melhor CD instrumental de 2004 e show do ano. Atualmente, acompanha e co-produz os trabalhos do compositor Richard Serraria em Vila Brasil, Pampa Esquema Novo e Yakupampa, além de integrar a banda Realidade Paralela, junto o guitarrista Marcelo Corsetti, o baterista Luke Faro e a cantora Vanessa Longoni. É um dos integrantes do Projeto Rumos da Fundação Itaú Cultural na carteira Coletivo para o biênio 2011/2012.

 A base e as influências musicais são provenientes de muito estudo e de audições intermináveis dos guitarristas Toninho Horta e Pat Metheny e dos gaúchos Clóvis Alegre, Pedro Tagliani e Daniel Sá. Em 1990 Marcelo Corsetti participou do grupo de Luiz Carlos Borges, músico nativista com atuação no Brasil e no exterior. Um ano depois iniciou seu próprio trabalho formando o Marcelo Corsetti Quarteto – em 1992 o grupo gravou seu primeiro disco. O segundo álbum de Marcelo, de 1994, foi considerado pela crítica como um dos melhores trabalhos de música instrumental dos últimos anos e colocou o músico entre os grandes guitarristas gaúchos. Em 1999 atuou como arranjador e diretor musical do show Quem Te Ensinou a Dançar, da cantora Adriana Deffenti. O ano seguinte marca a retomada de Marcelo Corsetti na linha instrumental: o músico forma um novo quarteto e busca uma sonoridade desafiadora. O grupo lançou o disco Xquinas e em 2002 foi um dos destaques do Cascavel Jazz Festival, ao lado de artistas como Yamandú Costa e Hermeto Pasqual. O trabalho de Corsetti lhe conferiu ao longo da carreira diversos prêmios importantes como o Troféu Açorianos (1993), como Revelação do Ano, e menção honrosa pela criação e participação no Projeto Guitarra Instrumental. Apresentou-se ao lado de diversos artistas como Adriana Deffenti, Bebeto Alves e Ângelo Primon.

Nasceu em Montenegro, onde começou seus estudos musicais na Fundarte. Em 2006 radicou-se na capital gaúcha, onde terminou sua graduação em composição pela Ufrgs, com orientação do professor Antônio Carlos Borges Cunha. Juntamente com o músico Pedro Franco, acaba de lançar seu primeiro CD Ida, com composições próprias, que teve cinco indicações no açorianos de 2010. Além do duo com Pedrinho, integra o grupo Xquinas. Já dividiu o palco com nomes importantes do cenário musical. Dentre eles, Andréa Cavalheiro, Neto e Ernesto Fagundes, Adriana Defentti, Geraldo Flach, Arrigo Barnabé, Orquestra da Unisinos e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Atualmente, atua como regente em três grupos: o Conjunto Instrumental da Fundarte, o coro Cantart e a Orquestra de Câmara Jovem do RS, onde é regente auxiliar do maestro Telmo Jaconi.

data e horário
03 de setembro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)