A Corda em Sí com Fernanda Rosa e Mateus Costa

A cantora Fernanda Rosa e o contrabaixista Mateus Costa, catarinenses, que fazem parte do grupo musical A Corda em Si, prepararam um show com instrumentação reduzida (voz e contrabaixo acústico). Para eles, o diálogo entre esses dois instrumentos acontece no contraponto de duas melodias, que descreve o cenário musical presente na poesia das canções. No repertório, só música brasileira. Algumas delas serão: É doce morrer no mar (Dorival Caymmi), O canto do pajé (Heitor Villa-lobos e C. Paula Barros), Joia (Caetano Veloso), Beatriz (Edu Lobo e Chico Buarque) e Kid Cavaquinho (João Bosco, com participação de Dimi Camorlinga).

artistas

Atua profissionalmente como cantora desde 2003 em Florianópolis. Estudou canto com a professora Samira Hassan e participou de workshop com Izabel Padovani. Está cursando a faculdade de Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também atua como professora de canto. Em 2006, participou da gravação do CD Lenga la Lenga – jogos de copos e mãos, que esteve entre os três finalistas do Prêmio TIM de Música. Em 2008 recebeu o 3° lugar como melhor interprete de canções brasileiras, categoria nacional, no Festival da Canção em Timbó. Atualmente se dedica ao grupo musical A Corda em Si, uma parceria com o contrabaixista Mateus Costa, com quem gravou, em 2010, o CD O Som do Vazio. O título do disco é o mesmo do show que já circulou Santa Catarina pelo Circuito SESC de Música.

É instrumentista e arranjador em diferentes estilos musicais desde 1989. Estudou contrabaixo com a professora Maria Helena Salomão – primeiro contrabaixo da Orquestra Sinfônica do Paraná (Osinpa). Integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSSCA) e o Quinteto de Cordas da mesma. Participou da Orquestra Municipal de Florianópolis e da Camerata Florianópolis. Foi arranjador e regente do grupo Urubá (Madrigal e Banda). Participou como instrumentista e arranjador da gravação de CDs de compositores e grupos locais, como Cravo-da-Terra, Silvio Mansani, Neno Miranda e Lagusta lá Guê. É graduando do curso de Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Hoje é membro da Orquestra UDESC, na qual é o spalla do naipe dos contrabaixos. Com o grupo Cravo-da-Terra gravou dois CDs de composição autoral, Cravo-da-Terra, em 2005, e Infinito Som, em 2008. Realizou ainda duas turnês em Santa Catarina: Circuito Catarinense de Musica do SESC, em 2004, e Show Infinito Som, em 2007. Participou do projeto Rumos Cultural do banco Itaú, no qual gravou um DVD e fez shows em São Paulo e Florianópolis. Realizou também uma turnê por mais seis capitais: Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília e Salvador. Tocou com músicos de renome nacional, como Renato Borguetti, Oswaldinho do Acordeon e Artur Moreira Lima.

data e horário
08 de outubro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)