A Canção Sul-Riograndense

A soprano Deisi Coccaro e o violonista Fernando Mattos (viola caipira e violão decacorde) apresentam obras de importantes compositores gaúchos, tanto populares como eruditos, dos séculos XX e XXI, compostas ou arranjadas para violão e voz. No repertório, Acalanto, Colonial (Luiz Cosme – 1908-1965), Violão, Quero-quero (Natho Henn – 1910-1958), Milonga de Paus (Bebeto Alves – 1954), Neve de Papel, Noite de São João (Vitor Ramil – 1962), Quero-quero, Pula-Pula, Bem-te-vi (Fernando Mattos – 1963), Canção Tupy (Felipe Azevedo – 1964) e Pinheira, Carinho (Daniel Wolff – 1967).

artistas

Bacharel em música pela Ufrgs, participou de vários cursos com renomados professores: Steve Smith (EUA), Cláudio Arais Dias (Alemanha), Laura de Souza (Brasil/Alemanha), Sandro Christopher (Brasil/EUA), Gabriela di Laccio (Brasil), Annette Küttenbaum (Alemanha), Liliana Polli (Itália), Carlos Rodriguez (Brasil), Johan Eller (EUA), Marconi Araújo (Brasil) e Luisa Giannini (Ita). Em 2006 foi selecionada como bolsista do Ministério de Relações Exteriores da Itália, para um Curso de Especialização em Canto Lírico e estudou com a soprano italiana Patrizia Morandini. Ainda na Itália participou da Materclass Internacional Florence Opera. Participou como solista em oratórios, cantatas e missas e de diversos recitais no Brasil – Teatro São Pedro, Auditório Tasso, Sala Radamés Gnatalli, Auditório Luis Cosme, Studio Clio, Centro Cultural CEEE, Museu Casa Brasileira/SP, entre outros – e na Itália, em Florença e Scandicci. Participou, como intérprete, do grupo de música contemporânea Ensemblefantes em 2010. É professora de canto da Eclética Centro de Música e atua como professora convidada em seminários e festivais.

Bacharel e mestre em música pela Ufrgs. Após ter lecionado no Projeto Prelúdio, entre 1987 e 1998, Mattos passou a integrar o quadro de professores do Departamento de Música da Ufrgs. De suas atividades como compositor e arranjador, constam obras para diversas formações, com peças para instrumento solo, música de câmara, canções, música coral, música orquestral, peças didáticas, transcrições e arranjos vocais e instrumentais. Também compõe música de cena para teatro, vídeo e cinema, além da produção de material sonoro para participação em exposições. É coordenador do grupo musical Música Mundana, dedicado à pesquisa e interpretação de música antiga de diferentes regiões e à música brasileira, tanto tradicional quanto contemporânea. Como pesquisador, dedica-se ao estudo da música brasileira moderna e contemporânea. Recebeu vários prêmios. Dentre eles, Prêmio Açorianos na categoria Melhor Compositor Erudito, nas edições de 2003 e 2008 e no Prêmio Açorianos para Espetáculos Musicais, edição 2013.

data e horário
23 de agosto,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)