Mostra Tantos Uns

Um olhar fotográfico sobre pessoas com deficiência

Os fotógrafos Caio Monçalves, Isaura Saraiva, Lourdes Helena Rosa, Luciana Lee, Maria Clara Adams, Miriam Marroni e Teresa Haase, do grupo 35 MM, registraram a vida de pessoas deficientes em diversas situações, nos meses de maio a agosto deste ano. O resultado do trabalho pode ser conferido na exposição fotográfica Tantos Uns – Um olhar fotográfico sobre pessoas com deficiência, no Foro Trabalhista de Porto Alegre (Avenida Praia de Bela, 1.432) até o próximo dia 14 de setembro, das 10h às 18h, com entrada franca. São 24 fotografias em preto e branco em molduras de 50X50).

Os fotógrafos e fotografados são, em sua maioria, funcionários do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF). “Tivemos a ideia de fotografar os colegas na esperança de criar mais empatia com o público que circula no espaço da mostra”, explica a fotógrafa Maria Clara Adams. “Ao identificar no meio de ‘tantos uns’, alguém que conheça, talvez deixe o observador mais atento a essas pessoas que, muitas vezes, passam ‘invisíveis’ ao seu olhar”.

“Mãos que ouvem e falam. Rodas que caminham. Bocas que escrevem. Bengalas que veem. Cada um, com suas ferramentas, vai criando sua realidade, diante das inúmeras possibilidades da vida”, escreve a fotógrafa Teresa Haase, no texto de apresentação do projeto. “Aquele que faltam os braços, brotam ombros treinados que carregam bolsas, pés habilidosos que seguram o garfo, boca que desenha. Por que a deficiência nos traz tanta inquietação? Nosso olhar se limita aos problemas, à doença crônica, ao peso de lidar com isso. Nos prendemos aos impedimentos e às aparências sem vislumbrar os potenciais e capacidades que as pessoas com deficiência desenvolvem… É tempo de compreender o diferente, de evoluir, de romper os estigmas. Nem herói, nem incapaz, a pessoa deficiente é apenas uma no meio dos tantos uns”.

A mostra atende as demandas de acessibilidade, com tradutor de libras, rampas de acesso, textos em braille, página na web adaptada aos deficientes visuais.

GRUPO 35 MM – Formado principalmente por servidores da Justiça Federal e Trabalhista, nasceu em 2001, a partir de um projeto fotográfico de resgate da cidadania dos habitantes da comunidade na Ilha Grande dos Marinheiros, que tiram do lixo o seu sustento, em Porto Alegre. Foram realizados, durante cinco anos, ensaios fotográficos, oficinas, devolução e distribuição de fotos, culminando com a publicação do livro Vida Palafita. Com nova configuração, o grupo retoma suas atividades neste momento. Integram o grupo, atualmente, os fotógrafos Caio Monçalves, Isaura Saraiva, Lourdes Helena Rosa, Luciana Lee, Maria Clara Adams, Miriam Marroni e Teresa Haase.

data e horário
Até o dia 14 de setembro, 10h às 18h

local
Foro Trabalhista de Porto Alegre (Avenida Praia de Bela, 1.432)

EVENTO PARALELO
10 de setembro, das 16h30 às 20h
Coffee break e apresentação do espetáculo Ícaro, monólogo composto por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir da visão, experiência e percepção sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann. A atividade será seguida de debate com o artista e demais presentes. Entrada franca.

INAUGURAÇÃO NO TRT4
No dia 17 de setembro, das 16h30 às 19h, a mostra será inaugurada no Saguão do TRT4 (Avenida Praia de Belas, 1.100), com apresentação do grupo de danças da Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), seguida de Roda de conversa com a participação de: grupo de fotografia 35mm; fotografados; associações de Pessoas com Deficiência (PCD); comissão de cultura; comitê de equidade. A mostra no TRT 4 poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, até a 28 de setembro.