Recital dos professores do 20º Encontro de Violoncelos do RS

Apresentação especial das violoncelistas   e , participantes do 20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul.

Já colaborou como reforço na Ospa, Orquestra do Sesi, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Ouro Preto. Trabalhou com maestros renomados como Michael Zilm, James Judd , Joana Carneiro, Kurt Masur, Lorin Maazel e Semyon Bychkov. Frequentou masterclasses com Pieter Wispelwey, Natasha Shakowskaia, Dmitri Ferschtman e Martin Ostertag, além de aulas particulares com Hans Jensen em Chicago. Participou do programa Música e músicos do Brasil, da Rádio Mec, com obras de Brahms, Beethoven e Schostakovich, juntamente com o pianista Ednaldo Borba. Foi aluna de música de câmara de Paul Wakabaiashy e Alexei Eremine. É graduada no curso de instrumentista de orquestra, especialidade violoncelo, pela Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa, com o renomado professor Paulo Gaio Lima. Trabalhou na Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente integra o naipe de violoncelos da Ospa como chefe de naipe.

Com 18 anos de idade passou no concurso para integrar a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre Ospa). Após uma temporada na orquestra, Barbara Raffel-Westermann decidiu vir à Europa para estudar na classe de violoncelo da Professora Irene Güdel em Detmold, na
Hochschule für Musik Detmold, onde se formou com os diplomas de professora de violoncelo e master em violoncelo. Depois, Barbara aprofundou seus estudos no violoncelo com professor Gerhard Mantel em Frankfurt. Vive em Detmold, Alemanha, onde dá aulas na Hochschule für Musik Detmold e na Escola de Música de Gütersloh

Graduada Bacharel em Música na Universidade Estadual Julho de Mesquita FIlho (Unesp – SP) em 2007. Em 2010 conclui seu Mestrado em Violoncelo e em 2011 obtém o Certificate of Advanced Studies na classe do professor Conradin Brotbek. Maria Eduarda foi premiada em diversos concursos, como o Jovens Solistas da OSPA (2000), Jovens Solista da Orquestra Experimental de Repertório (2005) e Concurso de Cordas Paulo Bosísio (2005). Participou de importantes festivais nacionais e internacionais, como Oficina de Música de Curitiba, Festival de Música de Juiz de Fora, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Accademia Chigiana (Siena – Itália). Como musicista de orquestra, atuou na OSPA, Orquestra de Câmara da Ulbra, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Jazz Sinfônica e como convidada na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra da Rádio de Ljubljiana (Eslovênia), entre outras. Em 2011, Maria Eduarda retorna ao Brasil e passa a integrar o naipe de Violoncelos do Teatro Municipal de São Paulo. Hoje é doutoranda em Música na Universidade Estadual de Campinas.

Professora do departamento de música da Ufrgs, além de ser principal violoncelo da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro e coordenadora dos Encontros de Violoncelo do Rio Grande do Sul e dos Concursos para Jovens Violoncelistas Solistas do RS. Ela também atua como solista e camerista em diversas formações apresentando-se por todo o nosso país e exterior. Em 2017 lançou seu primeiro CD solo Prelúdio e fez diversos recitais em algumas capitais brasileiras e no exterior. Como coordenadora dos Encontros de violoncelo e dos Concursos para Jovens Violoncelistas Solistas do RS, Milene tem contribuído grandemente para o desenvolvimento dos alunos do Rio Grande do Sul e de vários outros estados brasileiros através de intercâmbio com diversos professores.

data e horário
10 de julho de 2018, 19h30

programa
1 – Michael Corrette – Le Phoenix – Concerto para 4 cellos
(1709-1795)
Largo
Allegro
Adagio
Allegretto

2 – J.S.Bach – Arioso

3 – J.B.Boismortier – Sonata para 4 cellos em lámenor
Adagio – Allegro
Largo
Allegro
4 – Samuel Maynez – Passacaglia

5 – E.Grieg – 5 Romantische Stücke für 4 Violoncelli
Im Balladenton
Matrosenlied
Ases Tod
Solvejgs Lied
Kobold

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, bairro Farroupilha – Porto Alegre)

entrada franca

Confira a programação completa do 20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul