Fundação Ernesto Frederico Scheffel

O casarão que abriga a Fundação Ernesto Frederico Scheffel foi inteiramente restaurado pelo Município. Abriga mais de 400 obras de Scheffel, constituindo-se numa das maiores pinacotecas do mundo entre as compostas por obras de um mesmo artista. 

Os quadros expostos nos três pisos do casarão, erguido por Adão Adolfo Schmitt no fim do século XIX, com características neoclássicas, são apresentados obedecendo à ordem cronológica de criação e estão agrupados conforme a temática e técnicas utilizadas para sua execução.

No primeiro piso, estão os quadros que marcaram sua fase inicial, de sua adolescência até seus 22 anos. Algumas são de caráter regionalista, justamente por retratarem os lugares, a região que deu origem à sua carreira.

No segundo piso, encontram-se as obras que participaram dos vários Salões de Belas Artes no Rio de Janeiro, na busca do “Prêmio de Viagem ao Estrangeiro”. São obras do gênero épico, simbolista, e do realismo poético. Finalmente, no terceiro piso, encontram-se obras de sua fase na Europa.

visitação
De terça-feira à sexta-feira, das 9h às 11h e 14h às 17h; sábados e domingos das 11h às 17h.
Atendimento a escolas ou grupos de estudo, com ilustração didática, de terça-feira a quinta-feira.

endereço
Av. General Daltro Filho, 911, Novo Hamburgo, RS.
Fone: 51. 3593.6233
Confira também a programação cultural paralela em www.museuscheffel.com.br/index.html