“Do Sagrado ao Profano”: espetáculo de sonoridades
A Orquestra Lux Sonora, o grupo Feminino e o Tambor e o saxofonista Jeferson Miranda se encontram no palco do Teatro Bruno Kiefer no espetáculo “Do Sagrado ao Profano” na próxima quinta-feira, 26/10, 20h. A diversidade sonora e instrumentos musicais de muitas épocas e culturas fazem parte dessa experiência única que contará com várias participações especiais.
Esses grupos musicais integram o projeto Ecarta Anfitriã, da Fundação Ecarta, espaço de formação de coletivos de arte e ensaios, além dos vários projetos permanentes de música, como Ecarta Musical, e de artes visuais, como o Galeria Ecarta.
Instrumentos e danças orientais
O Grupo Feminino e o Tambor é composto por 17 mulheres, com a participação do orientador, o percussionista Cândido de Castro. Apresentam repertório autoral com a inserção de performances de danças realizadas pelas próprias percussionistas, que tocam tambores de armação.
Além dos framedrums de diferentes modelos tocados pelas integrantes do grupo, também são utilizados derbakes – instrumentos de percussão da música árabe -, e didjeridus, instrumentos de sopro dos aborígenes australianos.
A apresentação contará com a participação do Grupo Tambores Orientais e dos músicos Tales Melati (flautas e sax) e Erick Nos (dulcimer).
Música barroca feita por jovens
A Orquestra Lux Sonora foi criada em 2016 com a proposta de resgatar o repertório de câmara dos séculos XVI a XVIII. O trabalho tem a direção artística de Rafael Marques e composto pelos instrumentistas Bruno Santos (flauta doce), Cuca Medina (canto), Deizi Nascimento (canto), Elizander Dutra (fagote), Jean Lopes (violão), Jessica Stoll (contrabaixo), Letícia Piasentini (flauta doce), Luis Guerin (violino), Priscila de Souza (viola) e Rafael Marques (flauta transversal).
Jazz com trio de saxofones
Juntamente com o saxofonista Jeferson Miranda, se apresentam os músicos Jean Lopes (violão) e Mauro Marques (sax tenor). Miranda é graduado em licenciatura em música pela UFRGS com ênfase no saxofone e dá aulas semanais do instrumento na Fundação Ecarta. Participou de diversos festivais e atualmente participa da Orquestra de Sopro Eintracht, de Campo Bom
data
26/10/1023, quinta-feira, 20h
local
Casa de Cultura Mário Quintana – Teatro Bruno Kiefer (Rua dos Andradas, 736)
ingressos
antecipados no Sympla: R$ 40,00 inteira | R$ 20,00 meia