Dandô – Circuito de Música Dércio Marques em Porto Alegre

O circuito, idealizado pela cantora Kátya Teixeira, é desenvolvido e realizado por uma rede de diversos coletivos, mobilizadores locais, artistas, instituições, produtores culturais e afins. Promove uma verdadeira interação musical por todo o país, por meio do intercâmbio entre artistas de vários rincões, objetivando mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar também novos públicos.
Seguindo o exemplo deixado por Dércio Marques, o Dandô reúne cantadores e músicos de várias gerações, estilos, e culturas de diferentes lugares do Brasil. Nesta edição, em Porto Alegre, a a artista anfitriã será Adriana Deffenti e a artista convidada será Beatriz Farias.

músicos

Cantora que toca instrumentos e faz canções. Eventualmente atua como atriz e bailarina. Desbravadora de universos movida pela curiosidade intrínseca a sua personalidade.
Começou na música cedo, aos 9 anos, no Projeto Prelúdio, escola de música ligada à Ufrgs. Em 1998 começou a carreira solo. Gravou dois discos – Peças de Pessoas (2002) e Adriana Deffenti (2007) – e recebeu dois prêmios Açorianos de Música. Excursionou pelo Brasil, Argentina (onde lançou seu segundo disco, pela Random Records), Espanha e França.
Atua em espetáculos que julga interessantes e desafiadores, como a ópera cômica as 7 Caras da Verdade (de Nico Nicolaiewsky), o circense Pão e Circo (do Circo Teatro Girassol, dirigido por Dilmar Messias), e trabalhos da Cia. de Dança Contemporânea Eduardo Severino.
Atualmente, a artista canta e produz o show Las Canciones de Almodóvar, onde interpreta músicas dos filmes do cineasta, e Elis & Tom – tributo, onde o disco homônimo de Jobim e Elis é executado na íntegra pelos bares e casas de show de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Além disso, integra o coletivo Império da Lã.
Seu terceiro álbum, “Controversa”, em fase de produção, tem lançamento previsto em 13 de novembro de 2019, no Theatro São Pedro em Porto Alegre.

Cantora, compositora, diretora artística, produtora cultural e psicóloga. Nasceu na cidade de Machacalis, Vale do Mucuri, a 30 km da aldeia dos índios Maxakali, em Minas Gerais/Brasil. Desde cedo se colocou a favor da causa dos povos indígenas e quilombolas. Sua musicalidade é permeada pela sonoridade regional da cultura popular, e agrega fortes influências étnicas, como dos povos indígenas e de matriz africana. O espetáculo Ubuntu – Um Canto pela Paz, estreado em 2017, ressalta essa perspectiva, levando o público a uma viagem ancestral e feminina através do som.
Grande mobilizadora cultural desenvolve projetos nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, dentre eles coordena o Projeto Boi na Rua idealizado pela Flor & Cultura e o Projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”. Há 23 anos faz a direção artística e preparação vocal do Coral das Lavadeiras de Almenara juntamente com Carlos Farias, primo e parceiro de estradar.
Tem também gravado o CD “Tikmu’un – Nós Humanos”. Suas músicas incorporam elementos étnicos como tambores africanos, chocalhos, queñas e zapoñas e suas letras revelam o seu engajamento social e espiritual, o seu compromisso com o homem, a natureza e Deus.
Desde dezembro de 2018 está em circulação com o show “Tikmu’un – Nós, humanos” com a participação especialíssima do violonista Dêner Pinheiro, natural de Araçuaí. Um show musical que retrata a nossa existência e insistência dentro do contexto sociocultural que vivemos, permeado por canções autorais e do cancioneiro da cultura popular

data e horário
25 de setembro de 2019, 20h

local
Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1.853 – Bom Fim)

contribuição consciente
R$ 20,00
Professores associados ao Sinpro/RS: R$ 10,00