Dandô – Circuito de Música Dércio Marques em Porto Alegre

O circuito, idealizado pela cantora Kátya Teixeira, é desenvolvido e realizado por uma rede de diversos coletivos, mobilizadores locais, artistas, instituições, produtores culturais e afins. Promove uma verdadeira interação musical por todo o país, por meio do intercâmbio entre artistas de vários rincões, objetivando mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar também novos públicos.
Seguindo o exemplo deixado por Dércio Marques, o Dandô reúne cantadores e músicos de várias gerações, estilos, e culturas de diferentes lugares do Brasil. Nesta edição, em Porto Alegre, o músico anfitrião será Ângelo Primon e o músico convidado será Valdir Verona.

músicos

Com 30 anos de carreira, o compositor, instrumentista e produtor porto-alegrense Angelo Primon é bacharel em Música Popular pela Ufrgs e já atuou com artistas de várias tendências: Nei Lisboa, Gilberto Gil, Richard Serraria, Adriana Deffenti, Orquestra de Câmara da Ulbra e Grupo Cuidado que Mancha, Grupo Música Mundana e Violas ao sul. Foi vencedor do Troféu Açorianos como Melhor Instrumentista categoria MPB nos anos de 2006, 2008 e 2016/17. Em 2011, 2016/17 e 2017/18 venceu na categoria de Melhor Arranjador MPB. Desenvolve desde 1998 pesquisas sobre as sonoridades da viola de dez cordas, viola de cocho, rabeca, oud árabe, surtarang, surbahar e sitar indiano.

Natural de Caxias do Sul – RS, Valdir Verona é músico com mais de 30 anos de estrada, tendo trabalhado ao longo desse tempo com apresentações musicais em diversos formatos: Solo, duos, trios, grupos, músico acompanhante, aulas de música, pesquisas, produções e direções musicais. Atualmente, além da carreira solo, faz parte do Duo de Viola e Acordeon, juntamente com o músico Rafael De Boni, e também do projeto Violas ao Sul, em parceria com os violeiros Ângelo Primon, Mário Tressoldi e Oly Junior. Desde o final da década de 1990, Valdir Verona vem desenvolvendo um trabalho de resgate da viola de 10 cordas na música do Sul que vai desde recitais, shows, composições, arranjos, gravações, edições de partituras e tablaturas, oficinas etc.,

Formação Musical: Discografia Violas ao Sul – 2019; Viola de 9 Cordas – 2018;
O Violeiro e o Poeta – 2017 (Parceria com o poeta Juarez Machado de Farias);
Duo de Viola e Acordeon – Valdir Verona e Rafael De Boni – 2014; Na Estrada – 2013
Um Viola ao Sul – 2010; Ad Libitum – 2009 (Com o Ária Trio); Encontro das Águas – 2007 (Com o Duo de Viola e Acordeon); Tons da Terra – 2000; Acordes ao Vento – 1995

data e horário
24 de julho de 2019, 19h30

local
Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835 – Escadaria da Borges – Porto Alegre)

contribuição consciente
R$ 20,00
Professores associados ao Sinpro/RS: R$ 10,00