Curso de extensão da Ufrgs Música e Cérebro em EaD

O curso Música e Cérebro – 2020 apresenta uma edição especial, na modalidade a distância, com inscrições destinadas a ações beneficentes durante a pandemia. O curso é construído a partir de estudos interdisciplinares que apresentam as fundamentações sobre as manifestações da mente musical, articulando música, educação e neurociências.

Propõe estudo sobre a musicalidade humana numa abordagem interdisciplinar e discussões acerca de contribuições das neurociências para as práticas musicais: percepção e apreciação, criação, performance. O curso é predominantemente teórico nesta edição, não exigindo como pré-requisito o domínio de execução instrumental ou leitura de partituras.

Serão apresentados materiais como arquivos de texto e imagens (tipo PDF ou Power Point) com ou sem narração em áudio e atividades de estudo (avaliação e comprovação da presencialidade virtual) como questionários e fóruns de discussão. Por um princípio de inclusão digital e socioeconômica, serão evitadas atividades síncronas (ao vivo) ou materiais multimídia que exijam grande capacidade de download, no entanto poderão ser disponibilizados como recursos complementares.

data e horário
De 20 de maio de 2020 a 8 de julho – unidades de estudo nas quartas-feiras, às 16h.

ministrante

Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, graduada em música, mestre em Educação, PhD em Informática na Educação e especialista em Neuropsicologia Interdisciplinar. Coordenadora de pesquisa interdisciplinar sobre a musicalidade humana.

Formada por estudantes do curso de Música/UFRGS, bem como educadoras com titulação de mestrado e doutorado nas áreas de música, educação e psicopedagogia.

público-alvo
Vagas prioritariamente destinadas a educadores(as) musicais, estudantes de música e educadores(as) de todas as áreas. Conforme disponibilidade, serão destinadas vagas a interessados(as) em geral.

inscrição
De 11 a 18 de maio.

Se você gostaria de fazer o curso, porém no momento não pode contribuir, pedimos que preencha o formulário e registre essa situação na questão final (dissertativa). Se você deseja colaborar com a ação beneficente, mas não possui interesse ou tempo em realizar o curso, é possível efetivar um depósito (de qualquer valor) na conta solidária indicada, sob gerência da Associação de Supervisores da Educação do Rio Grande do Sul, e estará colaborando com a causa! Pedimos que solicite os dados bancários e envie o comprovante para o e-mail da ASSERS (assersdigital@gmail.com), e desde já agradecemos pela bela ação!