O cenário político dos conflitos e
das Retomadas indígenas no RS

Esta atividade tem como propósito dar visibilidade à realidade dos povos indígenas no Rio Grande do Sul a partir da fala dos próprios indígenas, representados aqui por suas lideranças.

No Rio Grande do Sul, dois mil indígenas vivem em 27 acampamentos na beira de rodovias ou em áreas degradadas, alguns montados há mais de 40 anos à espera de respostas às suas reivindicações. Nos dois últimos anos, o povo Mbyá Guarani decidiu apressar a recuperação de seus territórios tradicionais, considerados áreas ancestrais pelas quais seus antepassados percorreram. Este movimento é chamado de Retomada e tem a ver com o vínculo da relação dos índios com a terra e sua cosmovisão religiosa, a ligação do sagrado com o mundo atual. O mesmo caminho foi seguido pelos índios Kaingang.

Já são sete as Retomadas de terra no Rio Grande do Sul:

Mbyá Guarani: Ponta do Arado, em Porto Alegre (Belém Novo); Aquífero Guarani, em Viamão (RS 040); Yvyrupa, em Maquiné (área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – Fepagro); Pará Roke, em Rio Grande (distrito de Domingos Petroline); Terra de Areia, em Terra de Areia).
KaingangCanela, em Canela (Parque Nacional); e Carazinho (entre Carazinho e Passo Fundo).

programação

19h – Abertura

19h15 – Exibição do curta Retomada Yvyrupá
Realizado por três jornalistas – a gaúcha Cristina Ávila, o brasiliense André Corrêa e o uruguaio Pablo Albarenga – com apoio do jornal Extra Classe e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o audiovisual tem 6 minutos e aborda a Retomada Mbyá de área em Maquiné. O lançamento do trabalho conta com a presença de Cristina Ávila e Pablo Alvarenga.

19h25 – Cenário político e o Movimento Retomada no Rio Grande do Sul
Apresentação: Santiago Franco, liderança Guarani, e Roberto Liebgott, do Cimi

19h40 – Com a palavra os Caciques 
Jaime, da aldeia Cantagalo – Porto Alegre
Timóteo, da aldeia Ponta do Arado – Porto Alegre
Santiago Franco, da aldeia Tekoá Yvy Poty (Flor da Terra), de Pelotas. Franco é integra do Conselho de Articulação de Povo Guarani.
André Benites, da aldeia Tekoa Ka’aguy Porã (Mata Sagrada) – Maquiné

20h30 – Bate-papo com o público

Curta-metragem
Abrirá o evento o lançamento do curta-metragem Retomada Yvyrupá, realizado pelas mídias alternativas No Caminho te Explico e FotoAzul Filmes. O trabalho é um recorte da vida na primeira Retomada Mbyá em 60 anos, é um manifesto em favor das populações tradicionais, um retrato da alegria, com ênfase no aprendizado infantil das relações com a natureza.

data e horário
16 de abril (terça-feira), 19h às 21h30

público alvo
Professores, estudantes, jornalistas, sindicalistas, ativistas e demais interessados

inscrição gratuita
INSCRIÇÕES ENCERRADAS 
Vagas limitadas
Obs. Será fornecido certificado

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)

apoio
 

realização
 

Foto: Divulgação

  

Foto: Divulgação